Pintura e amor pelo colecionismo guiam a Stemmer Rodrigues no projeto de arquitetura do Apto Amelie em Porto Alegre

Stemmer Rodrigues entre quadros

O projeto de arquitetura e interiores da Stemmer Rodrigues para o apartamento de dois colecionadores de arte teve como partido o quadro em pintura acrílica sobre tela Amelie, uma obra do artista Nelson Wilbert.

Somando-se à atmosfera artística, o apartamento, localizado em um prédio dos anos 80 em Porto Alegre, precisava de uma atualização do seu programa para atender aos novos usos do casal e uma repaginação total dos acabamentos e mobiliários.

A começar pela eliminação das paredes que compartimentavam o imóvel e de uma antiga lareira sem uso no centro da sala de estar, os ambientes ganharam fluidez, integração e novos usos, como um espaço para o home office, uma ‘janela casulo’ para leitura e um ambiente para acomodar os vinis, outra paixão dos clientes.

Originalmente com três quartos, optou-se também por transformá-lo em um apartamento com dois quartos e um amplo closet.

“Para melhorar a circulação, quebramos paredes e alteramos todo o fluxo. Pensamos em uma disposição e circuito aberto entre todos os ambientes, com exceção às áreas intimas”, explica a arquiteta e coordenadora do projeto na Stemmer Rodrigues, Carolina Petersen.

Ao adentrar o apartamento, na sala é possível entender a importância da arte na vida dos clientes. E para evitar o constante abre-e-fecha de buracos e a colocação de buchas nas paredes a cada novo quadro, um painel metálico foi desenhado para acomodá-los.

Os ganchos utilizados no painel são os mesmos para pendurar utensílios de cozinha. Com esse recurso, foi possível dispor os quadros com uma maior facilidade. Há na base um perfil de LEDs e, acima, um teto de espelhos que faz crescer visualmente o pé-direito, ao lado de uma iluminação direcionada para uma visualização expográfica dos quadros.

É também na sala que está o quadro Amélie, que se destaca de diferentes formas: seja na influência das cores dos acabamentos ou em sua posição de destaque na sala. “O quadro Amelie nos guiou na definição do moodboard”, adiciona Petersen. Toques de cor acontecem na área social e nas íntimas.

Os corrimões vermelhos, originais do edifício, foram mantidos, a janela da área de serviço ganhou a cor laranja – cor que surge também no dormitório do casal. O banheiro foi atualizado com pastilhas vermelhas. Tudo isso com um plano de fundo neutro.

Ainda na sala de estar, uma bay window verde limão convida à contemplação dos guapuruvus e jacarandás e pode ser utilizada como um cantinho de leitura.

A cozinha ganhou um novo layout, com ilha no centro do espaço, novos acabamentos e conexão com a varanda e sala de estar. A parede que separa a cozinha da sala tornou-se o núcleo para a geladeira e um nicho para a adega. Do outro lado, a churrasqueira se neutraliza no espaço da varanda.

Nos interiores, o mobiliário foi composto com peças de design que já pertenciam aos clientes em meio a novas aquisições. Além da poltrona Mole e sua banqueta, estão presentes o banco Mocho e uma poltrona Tetê, todos do designer brasileiro Sergio Rodrigues. Entre os estofados, está a nova mesa Água, de Jacqueline Terpins, acima do tapete Reloaded.

A arquiteta e sócia-fundadora da Stemmer Rodrigues, Ingrid Stemmer, relembra que a pintura e o amor pelo colecionismo dos proprietários foram utilizados como fontes de inspiração no processo criativo. “Arte, design e cores nos guiaram nesse projeto. Sempre que visitava o apartamento, as obras estavam em lugares diferentes” finaliza.

Ficha:
Arquitetura: Stemmer Rodrigues
Projeto de Interiores: Ingrid Stemmer
Equipe: Paulo Henrique Rodrigues, Roberto Stemmer, Carolina Petersen, Luciana Medeiros e Arthur Mendes.
Local: Porto Alegre/RS
Ano: 2020
Área: 140m²
Fotografia Lucas Franck/NMLSS

Contato:
Stemmer Rodrigues
(51) 3334-3818 / (51) 996-088-483
https://stemmerrodrigues.com.br