Com medidas simples é possível transformar a iluminação dos espaços já existentes, sem prejudicar a produtividade e o conforto do usuário

Iluminação adequada do home office

De repente, aquele cantinho da casa virou o local de trabalho de muitos profissionais. Não à toa, na pandemia o termo home office (escritório em casa, em inglês) se popularizou. As pessoas investiram em uma cadeira confortável, um ventilador ou até em um ar-condicionado novo. E na hora da iluminação, tudo bem aproveitar a existente? A resposta é não!

“A iluminação adequada é fundamental, não só para o conforto, mas para o bom rendimento e até mesmo para evitar complicações de saúde”, explica o engenheiro elétrico Rubens Rosado, Assessor Técnico da Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação).

O especialista da Abilumi reuniu algumas dicas simples para iluminar o cantinho do home office e trabalhar melhor:

Dica 1 – Fique atento à luz natural
Geralmente, o home office é instalado em cômodos já existentes, um canto no quarto ou na sala, com um projeto luminotécnico específico. Então, será preciso adequá-lo às novas circunstâncias. Devemos prestar atenção de onde vem a luz natural, pois ela irá orientar a disposição de móveis e pontos de luz.

Dica 2 – Evite luz direta sobre os olhos
No ambiente escolhido para o home office é importante que a luz, seja ela natural ou artificial, não incida diretamente sobre os olhos. A iluminação mais confortável é a que fica acima do olhar, para não causar ofuscamento, que com o tempo pode causar dores de cabeça e até náuseas.

Dica 3 – Luz deve incidir sobre a mesa
No ambiente escolhido para o home office, posicione sua mesa de maneira que a luz incida lateralmente ao móvel. Se você for destro, a incidência da luz deve ser pela esquerda; se for canhoto, a incidência deve ser pela direita. Isso garante que não haverá sombreamento quando você estiver trabalhando.

Dica 4 – Evite a incidência direta do sol
Caso o sol incida diretamente sobre a  estação de trabalho, afaste a mesa ou use cortinas ou outros artifícios. O objetivo é iluminar bem o ambiente, não se bronzear em pleno trabalho.

Dica 5 – Escolha os pontos de luz
Os cômodos e salas, em geral, são projetados com luminárias no centro geométrico do ambiente. Nos tetos rebaixados em gesso, basta escolher um novo ponto de luz, acima da estação de trabalho, para resolver a questão. Se você não quer ou não pode fazer intervenções no teto, use luminárias pendentes ou de mesa, que são ótimas soluções.

Dica 6 – Escolha as lâmpadas adequadas
Você determinou os pontos de luz, chegou a hora de comprar as lâmpadas. Prefira sempre as de LED, pois além de serem extremamente econômicas, devido à tecnologia, praticamente não esquentam. E a diversidade de tipos permitirá que você faça uma escolha apropriada ao  ambiente.

Dica 7 – Cor da lâmpada orienta o uso
As lâmpadas LED possuem tonalidades de cores identificadas nas embalagens, expressas em Kelvin (K), sendo: quente, neutra ou fria. Por isso, prefira os modelos de lâmpadas com temperatura de cor próxima a 4.000K, que ajudarão a tornar o  trabalho mais dinâmico.

Dica 8 – Busque a iluminação uniforme
Tente uniformizar as áreas iluminadas, evitando criar sombras ou diferenças muito grandes entre usuário e o objeto no qual está trabalhando, seja um computador, livro ou papel. Ambientes com grandes contrastes geram cansaço acumulativo no final do dia e é bom evitá-los.

Dica 9 – Use a Tabela de Equivalências da Abilumi
Clique e conheça exemplos de equivalências entre modelos de lâmpadas fluorescentes em comparação com as lâmpadas LED e o quanto você pode economizar com essa tecnologia.

Dica 10 – Prefira sempre produtos certificados
Escolha lâmpadas de boa procedência, com selo do Inmetro e da Abilumi na embalagem, pois isso demonstra que são certificados e estão dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos.

Sobre a ABILUMI
A ABILUMI (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação), criada em janeiro de 2005, tem por objetivo congregar e defender os interesses das empresas atuantes no segmento de importação e distribuição de produtos de iluminação. Seus principais esforços são dirigidos para o apoio ao desenvolvimento de normas universais e o aprimoramento dos produtos oferecidos no mercado brasileiro.

Serviço:
abilumi.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Tabela-de-Equivalência-AbilumiAbr-20.pdf
Mais informações: abilumi.org.br
Facebook – https://www.facebook.com/AbilumiOficial/
Instagram – @AbilumiOficial
Twitter – https://twitter.com/abilumioficial