Marca passa a disponibilizar seus produtos nos marketplaces Amazon e Mercado Livre.
Há muito tempo a opção de fazer compras online vem conquistando cada vez mais adeptos. Mas, com a crise sanitária causada pela Covid 19, esse processo se intensificou. De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas do varejo, que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais, as vendas via e-commerce no Brasil apresentaram crescimento de 75%, em 2020, se comparado ao ano anterior. E isso se deu, sobretudo, após o início da necessidade de fechamento do comércio para incentivar o isolamento social.
Nesse cenário, as movimentações do mercado da construção civil têm grande representação. O indicador Juntos Somos Mais, que apura as vendas de indústrias para o varejo da construção, demonstrou que, no terceiro trimestre de 2020, o setor teve uma performance, aproximadamente, 30% melhor do que no período pré-Covid. Além disso, a parcial de outubro manteve os números do comparativo, com crescimento também de 30%. O levantamento vem sendo feito ao longo dos meses, com um ecossistema que reúne mais de 80 mil varejistas, 500 mil profissionais da construção civil em todo Brasil e mais de 20 empresas de serviços e indústrias ligadas à construção civil.
Impulsionada por prover qualidade e praticidade para seus consumidores, a Sika , empresa especializada em produtos químicos para a construção civil, entendeu esse como o momento ideal para colocar em prática um desejo antigo, o de promover vendas online em marketplaces próprios. “Esse assunto já era pauta nos comitês de marketing LATAM, que realizamos a cada três meses. Enxergávamos a necessidade de dar mais ênfase à entrada da marca nas plataformas de venda online. Com a pandemia, a Sika, assim como a maioria das empresas ao redor do mundo, decidiu acelerar esse processo de vendas online”, conta Rodrigo Silva, Gerente de E-Commerce Latam.
Assim, desde 2020, a marca está presente na Amazon, Mercado Livre, Lojas Americanas, Submarino, Shoptime, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia. “Também temos a venda dentro do nosso site, que é atendida através dos nossos lojistas, com a finalidade de alavancar o comércio online deles e, consequentemente, a nossa relação B2B”, complementa. A longo prazo, a expectativa da marca é alta, pretendendo crescer em até 50% com as vendas nas plataformas.
“Nesses primeiros anos de trabalho, estimamos que o faturamento das vendas online fique em torno de 2% do total, podendo atingir 5% em até três anos. Seria o equivalente a 1% das vendas realizadas no varejo tradicional. Contudo, trabalharemos fortemente com as ferramentas de marketing para elevarmos essa estatística”, pontua.
A marca, que já tem forte presença nos homecenters, elaborará estratégias de vendas diferentes em seus marketplaces, desde os produtos disponíveis nas plataformas, categorização das soluções oferecidas e, até mesmo, em relação às ações promocionais. “Estamos estudando toda a jornada de compra do público potencial e vamos aplicar estratégias omnichannel, ou seja, colocando o consumidor no centro de todas as nossas ações e comunicação”, finaliza.
Sobre a Sika
A Sika é uma empresa especializada em produtos químicos, que ocupa uma posição de liderança no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos para fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção e na indústria automobilística. Possui filiais em 100 países e mais de 300 plantas no mundo. Com mais de 25.000 funcionários, gerou vendas anuais de CHF 7,88 bilhões em 2020.
Hoje a companhia também abrange as marcas Ciplak®, LigamaxGold®, PortoKoll®, Qualimassa, Quartzobrás e Quimicryl, oferecendo a solução completa para a obra.
Serviço:
Sika
(11) 3687-4600
bra.sika.com