Crescente consumo de vidro no Brasil mostra que o consumidor procura por bem-estar, design e conforto com vidros cada vez mais tecnológicos.

Transparência Cebrace

Apesar de um 2020 atípico por conta da pandemia da Covid-19, a procura pelo vidro teve um aumento significativo. E alguns fatores têm contribuído para esse crescimento. Um deles é a alta da construção civil, que foi classificada como serviço essencial durante a pandemia, fazendo com que o segmento seguisse a pleno vapor.

Além disso, é possível destacar as grandes construções e até mesmo as pequenas reformas necessárias para seguir com os trabalhos remotos, por exemplo.

Segundo dados do Panorama Associação Brasileira dos Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro) Edição 2021, o ano foi mesmo do vidro temperado, que se destacou como o principal produto da indústria no Brasil. Seu faturamento passou a marca dos R$3 bilhões, além de ser responsável por 56,7% da produção, um aumento de 1,3% comparado a 2019. O laminado também cresceu, fechando sua participação em 11,1%.

Para Mônica Caparroz, gerente de marketing da Cebrace, os números mostram “um consumidor mais consciente e exigente, que busca por produtos que agregam benefícios que vão além da estética. O consumidor já entende que o vidro é um desses materiais”.

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente se comparado a um vidro comum, o que confere resistência térmica e à impactos. Essa característica permite que o vidro seja ideal para portas, janelas, box de banheiro, guarda-corpo, fachadas e até mesmo em peças de decoração.

Já o vidro laminado, também considerado um vidro de segurança, é composto por duas ou mais placas unidas por camadas de uma película plástica de alta resistência. Em caso de quebra, essa película mantém os cacos de vidro presos, diminuindo o risco de acidentes. Ele ainda tem a importante função de filtrar os raios UV, responsáveis pelo desbotamento de móveis, objetos e peças de arte.

De acordo com Mônica Caparroz, a valorização do vidro vai além da segurança. “Nossas pesquisas mostram que o conforto térmico e a eficiência energética agora são cada vez mais essenciais em um projeto, e por isso desenvolvemos vidros que aliam tecnologia de ponta sem abrir mão do design, como os vidros Habitat by Cebrace, que reduzem até 70% do calor e já fazem parte de milhões em metros quadrados residenciais em todo o Brasil”, afirma.

Para 2021, a expectativa é que os números continuem a subir juntamente com a evolução desse material.

Para cada aplicação, um tipo de produto: vidro não é tudo igual

Engana-se quem pensa que vidro é tudo igual. Com a evolução tecnológica deste material, hoje em dia é possível ter vidro para vários tipos de aplicação, cada um com um desempenho e função específicos para o objetivo do projeto.

Conheça abaixo alguns dos tipos de vidros mais usados no mercado:

Vidro de proteção solar
Os vidros de proteção solar podem ser usados em obras comerciais ou residenciais e são feitos por meio de nanotecnologia. A chapa de vidro recebe em sua superfície uma “tatuagem”, que são óxidos metálicos. Depois desse processo, o vidro se torna capaz de controlar a luz e a entrada de calor.

A Cebrace, pioneira na fabricação dessa tecnologia, oferece linhas diferentes para cada projeto: Cebrace Cool Lite para obras comerciais e Habitat by Cebrace para obras residenciais. Segundo a fabricante, esses vidros têm como principal função reduzir a entrada de calor no ambiente, colaborar na redução do consumo de energia e bloquear quase 100% dos raios UV se forem usados laminados. “Ou seja, em um país como o Brasil, com alta incidência solar, é possível criar projetos de vidro com espaços agradáveis, que não virem uma estufa”, completa Mônica Caparroz.

A aparência desses vidros pode ser refletiva (espelhada) ou neutra (transparente). Os vidros refletivos são ideais para quem busca privacidade, já que ele diminuiu a visão de fora para dentro do ambiente. Já os vidros neutros são ideais para quem busca integração entre ambientes. Ambos são encontrados em diferentes cores.

Extra Clear
O Cebrace Extra Clear é um dos vidros mais transparentes encontrados no mercado. Diferente do vidro comum, ele não apresenta o tom esverdeado presente na borda, sendo um material extremamente claro. Ele é muito usado na arquitetura, conferindo requinte e sofisticação aos projetos contemporâneos para valorizar acessórios na cor preta ou em outras cores, além de valorizar a transparência de uma forma mais clean e elegante.

Sustentabilidade sem abrir mão do design

Vidros como os da linha Habitat também são indicados para quem busca por casas mais sustentáveis. Um exemplo disso é o bangalô de luxo do Felíssimo Exclusive Hotel, em Balneário Camboriú (SC), chamado de “Casa Verde”.

A suíte de 120m² é totalmente sustentável, com projeto arquitetônico assinado por Jobim Carlevaro, enquanto o de interiores leva a marca de ninguém menos que Jader Almeida.

O hotel investiu em aliar conforto e tecnologia, o que levou à escolha dos vidros de proteção solar Habitat na fachada. O vidro foi aplicado em grandes vãos para colaborar no conforto térmico e na eficiência energética.

A proposta de um design transparente e integrado com o entorno foi mantida pelo arquiteto com a aplicação do Habitat Neutro incolor, que apresenta a tecnologia de proteção solar, mas sem cor ou aspecto espelhado.

Usados na versão laminada, os vidros ainda oferecem redução de 99,6% dos raios UV, além de mais segurança ao local, uma vez que, em caso de quebra, evitam o devassamento do vão e os cacos ficariam retidos na película.

Serviço:
Cebrace
F. 0800 72  84376
cebrace.com.br