Arquiteta e designer de interiores Larissa Gimenes aponta ambientes inteligentes, sustentáveis e mais aconchegantes na demanda dos projetos

Arquitetura e comportamento de Larissa GimenesConsiderado um dos setores mais aquecidos do mercado neste período de pandemia, o segmento de arquitetura e design de interiores ganhou força durante a notável mudança de hábitos da população.

Com a adesão ao isolamento social, além de centralizar todas as práticas do dia a dia, como trabalho, estudo, refeições e lazer, o ambiente residencial passou a ser mais valorizado do que nunca.

Segundo a profissional Larissa Gimenes, de Campinas, a maioria das insatisfações dos clientes está ligada aos ambientes pouco utilizados antes da pandemia, mas que são essenciais agora.

“Problemas com layout, má distribuição dos elementos, áreas sem integração e falta de espaço dedicado ao trabalho remoto e ao lazer estão entre as principais queixas”, conta a profissional.

É fato que, com o aumento do home office, algumas necessidades mudaram e muitas pessoas passaram a dar mais importância para o conforto e o contato com a natureza. Por contemplar diversas disciplinas de uma vez, os projetos de arquitetura e de interiores são muito úteis para resolver inúmeras questões.

Através de estudos em 2D e 3D é possível encontrar a melhor solução para cada caso, de acordo com a necessidade dos clientes.

Casa verde: a busca por uma conexão com a natureza fez crescer os conceitos de sustentabilidade e, consequentemente, o uso de plantas, paisagismo, e hortas. Em casas, é interessante maximizar as áreas permeáveis, diminuir as cimentadas e trabalhar um paisagismo mais denso e exuberante.

Jardim vertical e espaços de convívio externo, como fireplaces, também são opções. Já nos apartamentos, plantas para a área interna – conceito de design biofílico – proporcionam a sensação de contato com a natureza, promovem bem-estar e melhoram a qualidade do ar. “São muitas as espécies que se adaptam bem às luminosidades reduzidas e requerem pouca manutenção. Costumo indicar Jibóia, Espada de são Jorge, Pleomele, Palmeira leque, Ficus Lyrata, Zamioculca, Pacová”, ressalta Gimenes.

Casa inteligente: com o aumento do uso de tecnologia no nosso dia a dia, a automação residencial tornou-se um item funcional e quase imprescindível. De acordo com a profissional, tomadas para carros elétricos, por exemplo, já são muito populares em projetos de alto padrão.

Aconchego: no campo do design de interiores a tendência está muito mais relacionada ao conforto dentro de casa e, por isso, a Gimenes destaca o uso de materiais ergonômicos, resistentes e naturais – pedras, madeiras e tramas de palha. Para espaços com mais personalidade, a inserção de cores e texturas, elementos decorativos e quadros fazem toda a diferença.

De acordo com a arquiteta Larissa Gimenes, com essa mudança de comportamento da população durante a pandemia, muitos clientes têm buscado adaptar a casa para realizar atividades que costumavam praticar fora, como na academia, por exemplo. Por isso, a profissional sugere apostar em ambientes funcionais, aconchegantes e criativos.

Contato:
Larissa Gimenes Arquitetura
(19) 982-041-918
https://loftarq.com.br

____________________