Edifício Igara, com projeto arquitetônico do escritório Cité Arquitetura, tem inspiração no nome das ruas que o envolvem e relação com a vocação do lugar
Localizado na esquinas das ruas Igarapava e Sambaíba, na parte baixa do Alto Leblon, na cidade do Rio de Janeiro, o Edifício Igara tem projeto arquitetônico da Cité Arquitetura, dos sócios Fernando Costa e Celso Rayol, paisagismo da Embyá e Interiores da Manga Rosa Arquitetura.
O Igara tem inspiração no nome das ruas que o envolvem, consolidando uma relação direta com a vocação do lugar. Foram utilizados na concepção do projeto a etimologia da palavra ‘Igarapava’, um termo de origem tupi que significa “Porto de Canoas”, e o significado de “Sambaíba”, nome dado a um arbusto sarmentoso nativo do cerrado brasileiro.
O projeto da Cité partiu desses significados do lugar para recriar a ideia da força da árvore. Criando uma imagem de raiz que busca o solo e a copa que busca o céu, o embasamento se enraíza e se mantém íntegro ligado à terra, como um porto seguro de chegada, e, numa espécie de ascensão, o edifício busca o céu.
As varandas contam com fechamento de vidro retrátil integradas às salas, levando mais luminosidade natural, ventilação e sensação de liberdade, além do melhor aproveitamento dos espaços. A ideia é integrar o lado de dentro com o lado de fora, ao mesmo tempo possibilitando liberdade espacial aos moradores.
O conceito do enraizamento e da ascensão ao céu é evidenciado pelas cores na fachada, que vão dos tons mais terrosos e escuros na parte do embasamento, a tons mais claros e suaves na parte de cima do edifício.
Com essa relação, a grande copa da árvore seria o próprio edifício, onde um delicado elemento de gradil transmite a ideia desse fechamento em galhos, que acolhe e protege como um ninho.
O edifício possui um terraço-jardim localizado acima das coberturas, que se propõe a ser um ambiente de convívio, com espécies de vegetação litorânea, de restinga. Há também uma horta e uma área de contemplação da paisagem do entorno, com uma vista privilegiada para o mar. A vista do alto dialoga com o deslumbramento que sentimos ao alcançar o galho mais alto de uma árvore forte e robusta.
Ficha:
Projeto: Edifício Igara
Arquitetura: Cité Arquitetura (Celso Rayol e Fernando Costa) @citearquitetura
Coordenadores de projeto: Daniel Osório e Lucia Andrezo
Equipe: Eduarda Volschan, Luiza Melo, Luisa Linden, Leonardo Leal, Pedro Brito, Maria Vitória Martins, Thiago Godoy e Fernanda Teixeira
Construtora: Bait Inc @bait.rj
Interiores: Manga Rosa @mangarosaarquitetura
Paisagismo: Embyá @embya
Local: Alto Leblon, Rio de Janeiro, Brasil
Área: 2.787,13 m²
Ano: 2020
Imagens: Studio VIR @studiovir
Contato:
Cité Arquitetura
(21) 2556-1813
https://www.citearquitetura.com.br/
_______________________