O escritório de arquitetura Studio BR realizou o retrofit no Edifício Margarida Igel, 17 andares em São Paulo, guiado pela conexão, identidade e eficiência

Retrofit no Margarida Igel pelo Studio BR

O projeto assinado pelo escritório de arquitetura Studio BR realizou o retrofit total do edifício com atenção ao uso sustentável e consciente dos recursos, e a integração da sede com o empreendimento vizinho, a matriz do Grupo Ultra, resposável por várias marcas.

O resultado são 16 mil m² do Edifício Margarida Igel com eficiência energética e detalhes pensados em projeto para a sinergia da Matriz, que é interligada por passarelas. Foram 16 meses de imersão da equipe da Studio BR para realizar todas as etapas do processo – Test Fit, projeto Arquitetônico Executivo, projetos Complementares, Branding e a finalização com o gerenciamento completo e a transformação do antigo edifício em um verdadeiro (e funcional) workplace.

O novo momento da Arquitetura Corporativa – Com projetos “handmade”, ou seja, com a participação ativa do cliente em todas as etapas, a Studio BR pratica uma arquitetura com valor agregado, otimização de custos e que beneficia o cliente acima de tudo, por isso, foram meses com uma equipe full time no grupo, gerenciando todas as demandas, realizando o controle de budget e tempo de execução de obras.

Este modelo, diferente dos projetos realizados em larga escala, que muitas vezes não levam em consideração todas as diversas atividades que cada departamento desempenha, absorveu os fluxos de trabalho e criou espaços singulares para impulsionar a produtividade dos colaboradores.

Uma pesquisa realizada pelo próprio escritório de arquitetura mostra que a preocupação com a elaboração de ambientes adaptados às atividades e pessoas pode impulsionar em até 19% na produtividade das equipes de trabalho.

O destaque do projeto fica por conta do WorkCafé e restaurante localizados no térreo do edifício, a área se tornou o principal ponto de sinergia entre as equipes e colaboradores tanto da sede quanto da matriz do Grupo Ultra, nesse projeto que é marcado pela conexão. Dos 17 andares do edifício, 10 pisos contam com conexão com o prédio vizinho, onde funciona a matriz, permitindo uma melhor relação de custo em deslocamentos e o aproveitamento das horas dos colaboradores.

Com isso, o Grupo Ultra se posicionou novamente como uma empresa que investe em inovação e sustentabilidade – já que a eficiência energética e hidráulica do projeto geram a economia de recursos naturais, além do bem-estar dos colaboradores que hoje contam com maior incidência de luz solar e a certeza de atuar em uma companhia que está de acordo com as melhores práticas de governança que agora são vistas por todos os ocupantes e visitantes do Edifício Margarida Igel – este é o valor da nova arquitetura corporativa, traduzir os valores e o cotidiano da empresa no uso prático dos espaços.

Projetar um espaço que abriga cinco diferentes empresas requer habilidade de oferecer um design funcional e também agregador, e o Studio BR buscou nas soluções de branding aplicado à arquitetura comunicar uma unidade espacial que pode e deve servir à todas as empresas do grupo.

Ficha:
Projeto: Edf. Margarida
Área: 17.000 m²
Entrega: Fev/2019

Serviços Realizados:
Retrofit predial
Projeto completo Arquitetura
Branding aplicado à Arquitetura
Projetos técnicos complementares
Compatibilização de projetos
Manual de padronização dos espaços de trabalho
Acompanhamento técnico de obras

 

Contato:
StudioBR Arquitetura & Design
(11) 2639-3095
http://studiobrarquitetura.com/