As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, mostram como decorar ambientes gourmets
Há um tempinho o termo gourmet está cada vez mais em voga no Brasil. Cozinhar se profundiu em um prazer, com direito a equipamentos e uma estrutura que antigamente só os chefs desfrutavam.
Nas residências, o termo pode ser aplicado nas cozinhas, como também nas varandas gourmet, que propiciam aos moradores, familiares e convidados a oportunidade de espaços destinados ao preparo e a apreciação de bons pratos, degustação de bebidas e bons momentos em casa.
E como se configuram esses ambientes gourmet? Integrados com cozinhas, salas de estar ou voltados para áreas de lazer, o projeto pode trazer desde a tradicional churrasqueira, fornos à lenha, cooktops, adegas, cervejeiras, chapas e gavetas aquecidas. “Tudo acontece de acordo com o sonho do cliente”, enfatiza, Paula Passos, arquiteta e sócia de Danielle Dantas no escritório Dantas & Passos Arquitetura.
Experientes na execução desses espaços, elas enfatizam que o gourmet vem da vontade de cozinhar em um espaço mais equipado e em boa companhia, onde todos possam comungar a alegria de comer e beber com quem se deseja. Por isso, a atmosfera do ambiente precisa fazer toda a diferença.
Como decorar – Sobretudo, o décor precisa ser prático e funcional. Em uma unidade, ao passo que o espaço gourmet deve emanar relaxamento e diversão, toda estrutura precisa ser resistente para aguentar o calor, fumaça e gorduras procedentes.
“Junto com tudo isso, trabalhamos para elencar as soluções para nada interferir no bem-estar”, diz a arquiteta Danielle. Junto com os equipamentos, as coifas são primordiais para absorver os odores, especialmente para ambiente ambientes com menor ventilação.
Os móveis, por exemplo, precisam ser planejados de acordo com o local e cumprir a sua função decorativa e de conforto. Se houver bastante espaço, pode-se pensar em uma bancada e adicionar itens como uma churrasqueira e forno de pizza. Uma adega ou uma cervejeira localizada longe do calor, também pode ser uma boa pedida.
“Uma mesa com cadeiras ou bancos encostados em uma ilha fica bastante funcional. Também é possível ter essa mesma ilha com mesa e banquinhos no mesmo ambiente, para que o cozinheiro não fique isolado”, explica a arquiteta Paula.
Quando se trata de iluminação, ponto tão importante quanto os equipamentos, ela deve ser bem dimensionada e de forma ampla e charmosa para se destacar nos eventos noturnos. Em linhas gerais, pode ser composta por luzes suaves e indiretas para trazer um toque mais acolhedor.
Os pisos nessa área também precisam ser considerados, pois ninguém deseja ter um chão marcado. Assim, a melhor opção é o porcelanato, que além de oportunizar diversos estilos, promove facilidade para limpeza. “Sem contar que, em ambientes externos ainda podemos optar por versões antiderrapantes”, destaca Danielle.
Os chamados pisos de pedra também são excelentes ideias para esta área. Entre as opções, o granito figura-se como uma boa escolha em função da sua resistência.
Pensando na atmosfera natural, plantas sempre devem marcar presença. Em apartamentos, a colocação de vasos, jardins e hortas verticais dão outra cara ao espaço.
Diferente da cozinha tradicional fechada e separada da sala, a cozinha gourmet é um ambiente integrado com a varanda ou sala de estar e jantar. Dessa forma, deve ser pensada para ser acolhedora, aconchegante, mas com personalidade.
Praticidade aliada à estética da decoração, com bons armários distribuídos corretamente, eletrodomésticos bem pensados e acabamentos fáceis de limpar, favorecendo a rotina do chef. Seja em um ambiente fechado ou em varandas, no ambiente gourmet, Paula e Danielle recomendam não abrir mão da qualidade na hora de escolher fornos, fogão, cooktop e churrasqueira.
Contato:
Dantas & Passos Arquitetura
(11) 3081-8627 / 3064-6737
https://dantasepassosarquitetura.com.br
____________________