Evento promovido pelo ONU-Habitat Brasil centraliza debate sobre “Cidades Pós-Covid-19”

08/10 – Cidades Pós-Covid-19 pelo ONU-Habitat

Podcast Farol Urbano integra a programação do Circuito Urbano 2020 com o webinar “Conversas Urbanas”, que envolve os arquitetos e urbanistas Benedito Abbud, Caio Esteves, Claudia Pires e Myriam Tschiptschin sobre novos caminhos possíveis para valorização das sociedades e cidades. Painel será no dia 08 de outubro, às 19h

A questão da habitação social e seu déficit atual e crescente é tema aprofundado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), desde 1978. Todos os anos, o programa realiza o Outubro Urbano, marcado por debates sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos.

Em 2018, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou o Circuito Urbano com a intenção de promover um intercâmbio entre diversos atores. Nesta terceira edição,

de forma totalmente virtual e em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, será abordado “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”. São 180 eventos e on-line na programação que podem ser acessados no site oficial do evento www.circuitourbano.org

No dia 08 de outubro, às 19h, o arquiteto Frederico Cruz idealizador do podcast Farol Urbano, em parceria com a ACASAA, irá conduzir o painel “Conversas urbanas”. Segundo o profissional, será um espaço para tratar sobre caminhos possíveis para a valorização da sociedade e das cidades no mundo pós-COVID-19, com foco na realidade brasileira e dos países “em desenvolvimento”.

– É uma grande oportunidade de participar de um evento mundial coordenado pela ONU, o que confere uma credibilidade imensa ao evento. Contaremos com a presença de quatro profissionais de destaque e especialistas em diferentes áreas da Arquitetura e Urbanismo, que vão contribuir com as suas experiências e visões: Benedito Abbud (Paisagismo), Caio Esteves (Place Branding), Claudia Pires (ATHIS) e Myriam Tschiptschin (Smart Cities) -, conta Frederico.

O webinar é gratuito, assim como toda a agenda do evento, e será transmitido diretamente pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=fSJZScgKwAQ&feature=youtu.be

Habitação (Dados da ONU) –  Cerca de 1,8 bilhão de pessoas, mais de 20% da população mundial, carecem de habitação adequada. Um bilhão de pessoas vivem em assentamentos informais, favelas, musseques, bairros de lata e caniços e mais de 100 milhões de pessoas em situação de rua e/ou sem-tetos.

Até 2030, o número de pessoas em habitações inadequadas pode aumentar para 3 bilhões.

A crise habitacional global pré-existente foi aprofundada com a disseminação do novo coronavírus e atinge principalmente pessoas que vivem em condições habitacionais inadequadas – como em favelas, grota s, musseques, bairrosde lata, caniços e outros tipos de assentamentos informais. Prejudicadas com a ausência de serviços básicos e a prevalência de condições de vida insalubres que impactam na saúde precária.

PodCast Farol Urbano – Publicação que aborda pessoas, cidades e inovação. Em cada episódio é estabelecida conversa com um profissional diferente/convidado. A ideia principal é conhecer as pessoas que estão fazendo algo de inovador em prol das cidades.

 

Participantes Webinar Conversas Urbanas:

Benedito Abbud
Paisagismo – Brasil
Arquiteto Urbanista, é um dos mais importantes e renomados Paisagistas do país, com 50 anos de carreira e milhares de projetos executados.
Ouça o podcast com a participação de Benedito Abbud:
https://anchor.fm/frederico-cruz2/episodes/Paisagismo-e-Cidade–com-Benedito-Abbud-25-egnbb3

Caio Esteves
Place Branding – Brasil
Arquiteto Urbanista, especialista em Place Branding, fundador da Place For Us. Professor e Coordenador de cursos de graduação e pós graduação em Branding.
Ouça o podcast com a participação de Caio Esteves:
https://anchor.fm/frederico-cruz2/episodes/Place-Branding-com-Caio-Esteves-02-e356l0

Claudia Pires
Moradias Sociais – ATHIS – Brasil
Arquiteta Urbanista, especialista em Planejamento Regional, Professora, Conselheira e Co-Coordenadora da Comissão de Políticas Urbanas do IAB e GT ODS e Colunista da CBN-BH.
Ouça o podcast com a participação de Claudia Pires:
https://anchor.fm/frederico-cruz2/episodes/Place-Branding-com-Caio-Esteves-02-e356l0

Myriam Tschiptschin
Smart Cities – Brasil
Arquiteta Urbanista, Especialista em Novas Tecnologias Aplicadas à Arquitetura e a
Cidades , Professora e Gerente da Unidade de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).
Ouça o podcast com a participação de Myriam Tschiptschin:
https://anchor.fm/frederico-cruz2/episodes/Estratgias-Sustentveis-para-Smart-Cities-com-Myriam-Tschiptschin-4-e3i5pt

SERVIÇO:
O que: Painel Conversas Urbanas – Podcast Farol Urbano + ACASAA, dentro da programação do Circuito Urbano 2020 realizado pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil
Quando: 8 de outubro
Horário: 19h
Onde: https://youtu.be/fSJZScgKwAQ
Evento gratuito
Site do evento: www.circuitourbano.org

 


[Home]