A iluminação é capaz de ativar emoções, sensações e influenciar diretamente na produtividade

Iluminação correta para escritório

Por isso, definir corretamente o projeto luminotécnico é tão importante para o bem-estar físico e emocional para os que estão naquele determinado ambiente, principalmente em escritórios. Pensando nisso, a arquiteta Nicole Gomes , CEO da Labluz, elencou algumas dicas importantes para deixar o espaço ainda mais inspirador para a volta ao trabalho.

A luz tem o poder de influenciar o humor e a produtividade também. Isso se dá por conta da temperatura de cor escolhida para aquele ambiente. Os tons mais quentes (2.700K – 3.000K) conferem uma sensação de aconchego, deixando os usuários mais relaxados e confortáveis. Já os tons mais frios (5.000k – 6.000k) proporcionam uma atmosfera mais agitada. Esse é indicado para atividades que requer atenção, como fábricas e hospitais. O ideal para escritório, é utilizar uma tonalidade neutra (4.000k).

É importante também entender a quantidade de funcionários e a disposição dos móveis dentro da sala. Dessa maneira, conseguimos avaliar qual o tipo de iluminação é indicado. “Em um escritório grande, com mais de 100 pessoas, indicamos tela tensionada ou embutido com acrílico difusor, por trazer uma luz geral ao ambiente de forma confortável e funcional. Outra ótima opção também é usar perfis de LED. Além de iluminar o espaço, ele confere um ar moderno e aconchegante”, explica a arquiteta Nicole Gomes.

Já para a área de descompressão ou de café, a profissional indica abusar de abajures e pendentes. “Dessa forma, é possível quebrar a monotonia do espaço e deixar com um ar mais descontraído”, ressalta.

Para pequenos e médios espaço empresariais, a dica é trabalhar com iluminação mais delicadas, como pendentes de luz indireta. Opte também por marcenaria iluminada, abajures e luminária de piso para compor a iluminação do espaço e deixá-lo moderno. “Invista em pontos de luz que ressaltam a arquitetura e a produção dos ambientes, como quadros, esculturas, vegetação. Neste momento o que vale é destacar os espaços”, diz Nicole.

Por fim, Nicole conta que dividir os circuitos pode ser uma boa ideia para o ambiente. “Além de criar cenas, essa funcionalidade auxilia bastante na economia de energia. Afinal, você pode ascender apenas a parte do escritório que utilizará”, finaliza.

Contatos:
Labluz
(11) 3218-2788
https://www.labluz.com.br/

Natalia Salla Arquitetura e Interiores
(11) 997-288-844
https://www.nataliasalla.com.br/

 

Sua conexão com o Arqbrasil