Para os quartos, mesmo quando há uma limitação de tamanho, o arquiteto Bruno Moraes apresenta soluções que trazem comodidade com elegância e funcionalidade
Mais do que um sinônimo de desafio, os ambientes compactos podem ser vistos como oportunidades para abusar da criatividade e elaborar um espaço funcional e muito acolhedor.
Essa é a perspectiva do arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, ao se debruçar sobre os seus projetos – muitos dos quais têm uma área limitada, especialmente na cidade de São Paulo.
Tendo em vista seu extenso leque de possibilidades, o especialista compartilha ideias valiosas para garantir o bom aproveitamento dos quartos pequenos.
O planejamento, nesses casos, precisa ser completamente focado em uma estratégia que visa usufruir de cada centímetro.
Isso é o que conta Bruno que, de primeira, já indica dois pontos importantíssimos nesse processo: uma iluminação tática e uma paleta de cores de tons claros.
“O posicionamento e aproveitamento da luz, tanto a natural quanto a artificial, contribuem para a sensação de amplitude do espaço, assim como tonalidades suaves, que não pesam na ambientação”, desenvolve o arquiteto, lembrando de detalhes já implantados nos espaços assinados por ele.
Aqui, algumas soluções práticas que, de fato, melhoram a vida dos moradores, proporcionando mais espaço para guardar objetos pessoais, sem causar estresse no dia a dia ou comprometer o décor.
Armário Aéreo
Um amplo e espaçoso guarda-roupa é aquele móvel dos sonhos, que acolhe não só as roupas, mas diversos outros itens que precisam de armazenamento, como malas de viagem, lençóis e cobertores, entre outros.
Com isto em mente, o arquiteto aposta sempre nos móveis aéreos, que duplicam a área útil do quarto de casal, usufruindo de uma parte da parede que, normalmente, seria ‘esquecida’.
A marcenaria de cor clara, citada pelo profissional como um dos pontos essenciais a se atentar em um quarto menor, entra em jogo para garantir leveza. Combinação funcional, que uniu design inteligente e paleta suave para trazer praticidade à rotina.
Bônus: gavetas inferiores
Outro recurso bem-vindo está no desenho sob medida da marcenaria, possibilitando que a cama contenha gavetas em sua base, seguindo o mesmo estilo do móvel, que se destaca por um fluxo definido pelas linhas retas e atemporais.
Portas bem pensadas
Outro ponto que, às vezes, passa despercebido na hora de conceber o layout de um quarto compacto são as portas. No dia a dia, pode ser bastante incômodo ter que lidar com a versão de abertura convencional, que ‘consome’ uma grande área quando está aberta.
Foi por isso que, na hora de idealizar seus projetos, Bruno costuma optar por uma combinação imbatível, o uso de folhas de correr com espelho, que ainda resulta em amplitude.
Móvel acima da mesa de cabeceira
A praticidade ao lado da cama não precisa se limitar à mesinha de cabeceira. Pelo contrário: esta solução desenvolvida pelo BMA Studio mostra que é possível maximizar cada centímetro de um quatro.
Neste apartamento, o armário colocado junto à parede foi perfeito para guardar as bolsas da moradora de forma organizada, sem arriscar algum dano ao material: elas ficam perfeitamente esticadas no cabide.
O lado do marido também conta com o seu próprio móvel, que recebe os seus itens pessoais. Mais uma vez, a superfície espelhada da porta reflete a luz e melhora a noção de espaço.
Contato:
Bruno Moraes Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/221/bruno-moraes/
http://brunomoraesarquitetura.com.br/