Utilizadas na arquitetura há milhares de anos, as rochas ornamentais como, granito, mármore e quartzito, apresentam características e aplicações diversas.
Capazes de conferir sofisticação aos projetos, esses materiais também se destacam pela versatilidade, uma vez que as possibilidades de uso vão desde revestimento para o chão, paredes, bancadas e escadas, até a concepção de mobiliário.
Cada vez mais presentes nos projetos residenciais e comerciais, elas trazem consigo a exclusividade da natureza, o que garante peças únicas e projetos personalizados. As pedras ornamentais podem ter um mesmo padrão, mas nunca serão iguais, atendendo assim aos mais exigentes gostos e criando paginações especiais.
Entretanto, a escolha do acabamento ideal pode gerar dúvidas. Aliás, é necessário realizar uma seleção cuidadosa, que analise não apenas os aspectos estéticos, como também técnicos do produto. “É fundamental ter atenção na escolha do acabamento. A dica é primeiramente analisar o uso e as necessidades do ambiente em que o material será instalado”, explica Uberlan Admiral, gerente comercial da Decolores Mármores e Granitos.
Abaixo especificamos as principais características das diversas opções de acabamentos disponíveis no mercado:
Bruto
O acabamento bruto não recebe nenhum beneficiamento. É mantido como extraído da natureza e apresenta uma aparência escovada. O acabamento bruto é mais utilizado em revestimento de paredes. Ideal para conferir um efeito rústico em espaços que valorizam o aspecto natural da matéria.
Polido resinado
Além de realçar a cor e conferir mais brilho a superfície, esse tratamento corrige pequenas imperfeições do revestimento. Sua aplicação é muito comum em bancadas e pias, uma vez que selam os poros do material, o que evita que o revestimento absorva manchas e bactérias.
Polido
Ideal para áreas internas, o acabamento polido é realizado para que a pedra adquira mais brilho e fique lisa. É o acabamento mais indicado para pisos da sala de estar e cozinha, bancadas, ou em paredes, como painel decorativo”.
Levigado
De aspecto opaco, o levigado se adéqua tanto a áreas internas quanto externas. O material é lixado com abrasivos até ficar liso, plano e suave ao toque, mas sem o brilho do acabamento polido e mantendo a coloração natural da pedra. Esse tratamento é utilizado para desenvolver uma superfície uniforme e de espessura homogênea. Pode ser aplicado em fachadas, piso próximo a piscina e escadas.
Escovado
O acabamento escovado é ideal para áreas com alto tráfego. Possui um “semi-brilho” e textura rugosa. Esse tratamento feito confere mais porosidade à pedra e ressalta os veios existentes.
Flameado
De aspecto uniforme e poroso, esse tipo de tratamento é indicado para pisos, fachadas, e áreas molhadas, por ser antiderrapante. Para atingir a forma final desse acabamento, é realizado um processo à base de foco com chamas em alta intensidade por cima das chapas de pedra, o que que torna os granitos opacos e com textura levemente rugosa.
Serviço
Decolores
tel.: (28) 3533 4997
decolores.com.br