Sistema construtivo diminui custos, acelera o tempo da obra e gera baixo impacto ambiental, a partir da redução de resíduos e da poluição atmosférica.
Baseado em módulos individuais pré-fabricados em linha de montagem e instalados no local da obra, o conceito de construção modular segue em alta, principalmente, por apresentar inúmeras vantagens quando comparado aos projetos de alvenaria convencional. De acordo com o relatório global da Reportlinker, a perspectiva de crescimento desse tipo de construção é de US$ 51,9 bilhões nos próximos quatro anos e está diretamente atrelada ao fato desse sistema interagir tecnologicamente com as ferramentas de Building Information Modelling (BIM), uma realidade da indústria 4.0.
O uso de técnicas e designs diversos para as construções modulares agregam versatilidade e podem contar com a utilização de materiais como madeira, vidro, concreto, aço e steel frame, dependendo da estrutura e objetivo da obra – seja em edificação de lojas, galpões e residências até grandes projetos arquitetônicos.
Com até 90% do processo realizado em linhas de montagem, esse tipo de sistema diminui pela metade o tempo da construção e pode significar uma redução de até 20% dos custos totais do projeto. Sob o conceito de green building, a criação precisa dos módulos evita o desperdício e a geração excessiva de resíduos, ruídos e poluição do ar. Além de permitir incorporar facilmente painéis fotovoltaicos e estrutura para captação de chuva, o que impacta diretamente no consumo de água e energia, a construção modular permite realocação, extinguindo a possibilidade de demolição.
Independentemente do tipo do material escolhido para a execução do projeto, a aplicação de tintas de alta qualidade auxilia na proteção das estruturas. De acordo com Rodrigo Miranda, CEO da PTA Containers, o uso de soluções como os primers acrílicos à base d’água são fundamentais para aumentar a vida útil e reduzir as manutenções precoces dos módulos alocados pela empresa. “Trabalhamos com módulos habitacionais, constituídos de aço, e as tintas são essenciais para proteger e renovar esses equipamentos. A cada nova locação, seja para a construção civil ou para a indústria, aplicamos a solução, pois ela garante a durabilidade das estruturas”, destaca.
Para a conservação de superfícies metálicas, que sofrem mais com a ação do tempo, a Solventex tem uma ampla linha de soluções que proporcionam proteção contra corrosão, excelente cobertura e durabilidade.
Entre os produtos de destaque da marca estão o Primer Acrílico Base D’Água, da Linha Acqua Solventex, que apresenta baixo VOC (compostos orgânicos voláteis), reduzido odor, ótima resistência a intempéries e excelente acabamento; o Primer Premium, indicado para superfícies de aço carbono, expostas ou não às ações do tempo, com grande potencial anticorrosivo; e o Galvanitex, recomendado como tinta de fundo para promover melhor aderência em superfícies metálicas recobertas com zinco ou alumínio. Para acabamento, o Esmaltex, um esmalte sintético que promove cobertura brilhante, tem secagem rápida e ótimo rendimento.
Serviço
Solventex Tintas
tel.: 0800 55 9088
solventex.com.br