O Pavilhão Flutuante, projetado pelo escritório Bruno Rossi Arquitetos, representa uma obra sem limites claros, sem começo nem fim

Pavilhão Flutuante de Bruno Rossi

Arquitetura mimetiza o projeto na paisagem, sobre o território difuso e reflexivo das águas de uma represa no interior de São Paulo.

O deck e a cobertura cerâmica pré-existentes se tornaram pequenos para atender às atividades náuticas e de lazer na represa, sendo necessária uma proposta de ampliação.

Propôs-se uma cobertura maior em telhas metálicas termoacústicas tipo telha forro, sustentadas por uma estrutura em madeira laminada colada. Nessa técnica, as peças principais são preparadas em fábrica e montadas no canteiro, proporcionando maior rapidez de montagem, precisão nos encaixes e maior resistência.

Pavilhão Flutuante de Bruno RossiNas laterais do deck, foram propostos elementos móveis, com brises em madeira e estrutura em serralheria, a fim de se adequar à passagem ou bloqueio de luz solar e vento ao longo das horas do dia.

O Pavilhão se caracteriza por uma singela cobertura implantada sobre um deck, configurado apenas por dois planos, de piso e de teto, que por sua vez garantem o lazer e contemplação.

A arquitetura se mostra capaz de propiciar um refúgio sobre as águas. Uma busca pela ocupação de um território imaterial, diz o arquiteto Bruno Rossi.

Ficha:
Projeto: Pavilhão Flutuante
Arquiteto Responsável: Bruno Rossi
Equipe: Adriano Bueno, Letícia Sitta, Gustavo Bella
Localização: Santo Antônio de Posse – Estado de São Paulo – Brasil
Ano de conclusão da obra: 2018
Área total construída: 80 m²
Fotografia: André Scarpa
Construção: Ita Construtora – Helio Olga

Contato
Bruno Rossi Arquitetos
(11) 982-454-195 / (19) 3295-0949
https://www.brunorossi.arq.br

______________________