Projeto surgiu do Precon Lab, da Precon Engenharia, com objetivo é oferecer mais conforto e economia aos moradores do condomínio do MCMV

Tecnologia para carro compartilhado em condomínio

Ricardo William, Gerente de P&D da Precon, com a equipe da SmartFleet e moradores do Ville Colônia

Soluções para a mobilidade urbana têm sido discutidas por diversos setores que buscam maneiras de facilitar o deslocamento pelas grandes cidades. Atenta à esses desafios, a Precon Engenharia lançou um projeto inovador e foi a primeira construtora a disponibilizar aluguel de carro compartilhado aos condôminos de um empreendimento residencial do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o brasileiro gasta em um ano, em média, 40 dias no trânsito para se deslocar em atividades como trabalho, consultas médicas, estudos e lazer. O número demonstra que é necessário se pensar em alternativas que melhorem a qualidade do deslocamento, impactando assim em uma melhor qualidade de vida.

O carro compartilhado já é uma tendência mundial e, ao adotar esta medida, a Precon reafirma seu compromisso em oferecer conforto e comodidade para o dia a dia dos moradores e ainda colaborar com a mobilidade urbana. A inovação, implantada como projeto piloto no Ville Colônia, em Contagem/MG, possibilita também economia aos moradores, já que o valor desembolsado é muito menor que o necessário para utilizar veículo próprio, táxi ou aplicativos de transporte.

A plataforma, desenvolvida em parceria com a SmartFleet, startup do Grupo TCS, permite que os moradores reservem o dia e horário para utilização do veículo, por meio de um aplicativo de celular.

“O carro compartilhado é uma iniciativa inédita no mercado imobiliário do programa MCMV. Queremos levar qualidade de vida de forma sustentável e inovadora para quem mora nas grandes cidades e acreditamos que esse é o primeiro passo. Ter um carro hoje em dia não é vantajoso financeiramente e o compartilhamento destes veículos traz oportunidade para pessoas que nunca tiveram carros embarcarem nesta nova tecnologia”, comenta Ricardo William, gerente de P&D da Precon Engenharia.

O síndico irá administrar os pedidos realizados pelo aplicativo e será responsável por vistoriar o veículo no momento da retirada e posterior devolução.

A intenção é que, a partir de 2019, a Precon possa reduzir o número de vagas nos empreendimentos em cerca de 30%, contando com a possibilidade da utilização dos carros compartilhados.

Para isso, a construtora investe em inovação e agora conta com uma incubadora de startups alocada dentro de sua sede, o Precon Lab Incubation. Foi a partir dela que surgiu a parceria com a SmartFleet para desenvolver o sistema de compartilhamento. E esse é apenas o primeiro dos projetos que ainda estão por vir.

O programa tem o objetivo de fomentar ideias inovadoras e transformar os processos e as atividades da empresa. No laboratório, desenvolvido pela área de Pesquisa & Desenvolvimento, são selecionadas no mercado startups que possuem produtos ou serviços interessantes para o negócio da Precon, e que precisam de uma ajuda para decolar.

Dessa forma, a construtora atua como incubadora, possibilitando o desenvolvimento do projeto das startups e sua aplicação nos processos da empresa. “Os dois lados saem ganhando, pois é uma ótima oportunidade para startups que querem tirar um projeto do papel e para a Precon Engenharia conquistar novos parceiros”, destaca Ricardo William.

Contato:
Precon Engenharia
(31) 3615-1000
http://www.preconengenharia.com.br/