O projeto Amata do escritório Triptyque Architecture leva o 5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura Sustentável

Triptyque leva Prêmio Saint-Gobain

Com previsão de entrega para 2020, o projeto se trata do primeiro edifício de madeira do Brasil e foi pensado de forma holística. Não apenas o produto a ser utilizado foi pensado em termos de sustentabilidade como também o seu processo de produção e transporte.

O projeto conta com 1.030m3 de madeira certificada, que contabiliza 1.124 toneladas de carbono capturado da atmosfera, dos quais descontados os gastos com produção e transporte, ainda resultam em 973 toneladas em crédito de carbono.

Para Triptyque Architecture explorar a relação entre materiais, experiência e meio ambiente relaciona-se ao entendimento de que a forma como construímos afeta a maneira como vivemos, na era desafiadora das alterações climáticas, é imperativo a transformação na nossa indústria da construção.

O edifício é a aplicação da naturalização da arquitetura e propicia uma experiência sensorial total, metáfora de uma floresta urbana habitável, a madeira visível e invisível, o uso da vegetação e da paisagem. Com silhueta escalonada, integra-se perfeitamente na topografia desnivelada do bairro, a Vila Madalena, criando um passeio arquitetônico. O edifício em madeira representa a semente de uma nova matriz inesgotável de construir.

O 5° Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura ‒ Habitat Sustentável é uma iniciativa do Grupo Saint-Gobain e tem a finalidade de reconhecer e premiar projetos de arquitetura que se destacaram em soluções para o conforto do ambiente, além de mobilizar profissionais e estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição para a sustentabilidade do setor e bem-estar dos usuários. O prêmio ainda incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras, e a correta especificação de produtos e processos construtivos.

Serviço:
5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura Sustentável
http://www.premiosaintgobain.com.br/

Triptyque Architecture
(11) 3081-3565
https://www.triptyque.com/

#2018

 

HOME