Sem mudanças na estrutura do imóvel, a arquiteta Ana Johns conseguiu otimizar o espaço e montar um apartamento do jeito que os clientes queriam

Ana Johns em apartamento de 55 m²

Uma das sensações mais gostosas da vida adulta é poder adquirir seu próprio imóvel e poder decorá-lo do jeitinho que você sempre quis. Infelizmente, em alguns casos, existe a limitação do espaço e o famoso medo de viver em um local apertado e sem muita liberdade para circulação e decoração. Entretanto, com um projeto bem elaborado e focado nas necessidades dos clientes, a arquiteta Ana Johns conseguiu acabar de vez com esse receio.

Quando Ana foi contratada para fazer este projeto, o apartamento estava novo, recém entregue pela construtora e o objetivo era aproveitar ao máximo a estrutura pronta para evitar grandes obras. O desafio foi otimizar o espaço (de 55m²) e deixar o imóvel com a cara dos clientes.

O apartamento estava apenas com os revestimentos do banheiro e da cozinha quando o projeto começou. “Nós somente demos uma mexida em pequenos elementos para criar um diferencial em alguns locais, como na churrasqueira, por exemplo, onde não havia nenhum revestimento e escolhemos o Bella Vita da Portinari, uma solução que funcionou bem para os recortes que tinham em seu volume”, conta Ana.

Nos banheiros as mudanças foram sutis. Foram trocados os revestimentos apenas de uma das paredes de cada um, o que já foi suficiente para trazer um diferencial e uma cara nova aos ambientes. Em um deles, ainda foi aberto também um nicho na parede reformada, o que ajuda a otimizar o espaço do box e facilita no armazenamento dos itens de banho. O grande diferencial do projeto ficou a cargo dos móveis.

Ana Johns em apartamento de 55 m² / @FrancisLarsen

Banco da mesa divide ambientes da sala e cozinha / No banheiro, ao mudar o revestimento da parede, também foi criado um nicho

O grande diferencial do projeto ficou a cargo dos móveis. A arquiteta conta que o mobiliário foi o responsável também pelas delimitações dos ambientes. “A solução mais diferenciada neste sentido, foi entre a sala de jantar e a cozinha, onde o banco da mesa virou uma divisória para a área da cozinha”. Essa divisão permitiu o uso de uma mesa maior, sem que atrapalhasse a circulação no apartamento.

Ana afirma que o cômodo mais desafiador foi o quarto. Isso porque os clientes não abriam mão de uma cama grande (queen size) e ainda precisavam de um closet. “Nós montamos então um armário que ficasse funcional para o dia a dia deles e que não comprometesse tanto a circulação do ambiente. Então conseguimos colocar tudo que eles queriam no quarto e ainda oferecer o conforto esperado”, finaliza a arquiteta.

Contato:
Ana Johns Arquitetura
(41) 996-778-335
https://www.anajohnsarquitetura.com.br/