O mobiliário externo está cada vez mais bonito e atraente, levando sofisticação, também, para fora de casa

O mobiliário externo está seguindo as tendências de design e se tornando tão variados e bem trabalhados como os móveis para os ambientes internos. Arquitetos e designers se põem cada vez mais estimulados por esta gama de materiais e inovações, criando espaço externos extremamente sofisticados e aprazíveis.

Em mostra decor recente, dois espaços têm bastante destaque por utilizar um mobiliário externo variado e atraente: o “Mirante do Estilista”, dos arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra, e a “Piscina e Sauna”, das arquitetas Fabiana Couto e Flávia Gamallo, do escritório CoGa Arquitetura.

De acordo com Bruno e Ivana, a integração dos espaços em casas e apartamentos contemporâneos estimulam projetos mais interessantes para as áreas externas, trazendo aperfeiçoamento dos materiais para estes ambientes. “O mobiliário para áreas externas é tão variado quanto o convencional de áreas internas. São sofás, poltronas, bancos, mesas, ombrelones, pufes e complementos. Estrutura em alumínio e revestimento em fibras sintéticas são uma dupla presente na maior parte deste tipo de mobiliário já que possibilita grande variedade no design. O alumínio pode ser na cor natural ou pintado, assim como as fibras sintéticas recebem cores, acabamentos diversos e podem ser trançadas de várias maneiras, trazendo personalidade aos móveis”, explica Bruno Vianna.

No “Mirante do Estilista”, Bruno e Ivana se inspiraram no estilo mediterrâneo, tema da mostra, para a realidade tropical, trazida pelo estilista Victor Dzenk: “Sua estampa Tropicália, premiada em Milão, dá o tom ao ambiente. Piso em pedra, cores claras, mobiliários de linhas retas com altura adequada para deixar a paisagem livre à contemplação. Almofadas confortáveis e estampas coloridas propiciam o relaxamento e combinam com os dias ensolarados e reuniões de amigos”, explicam os profissionais.

Os arquitetos ressaltam que as áreas externas são espaços de convívio e é preciso que, assim como nos ambientes internos, haja conforto, sofisticação e harmonia. “A integração dos espaços com o melhor aproveitamento da luminosidade e da ventilação naturais solicitam composições equilibradas de revestimentos, cores e mobiliário. Hoje temos áreas gourmets, mesas de refeições, lounges, tudo acontecendo em varandas, terraços, deck e jardins. O sombreamento adequado possibilita desfrutar destes espaços no dia a dia e em recepções nas datas especiais”, pontuam Bruno e Ivana.

Flávia Gamallo e Fabiana Couto acreditam que a tecnologia aliada ao design contribui em muito para a sofisticação do mobiliário para áreas externas.

“A produção de móveis mais resistentes à exposição ao tempo com estofamento, tramas de fios sintéticos para tapetes e mantas charmosas criam inúmeras possibilidades para o projeto desses ambientes com mais aconchego e praticidade. Assim, a parceria entre as indústrias e os designers são fundamentais para o sucesso desse processo”, avaliam.

As arquitetas citam que além dos móveis clássicos com acabamento em fibra sintética e estrutura em alumínio, há também um mobiliário mais moderno com uma estrutura com cordas náuticas, por exemplo, além da madeira cumaru com acabamento em fibra sintética.

No ambiente “Piscina e Sauna”, elas utilizaram objetos de diferentes épocas e de diversas referências para compor o espaço. No deck da piscina, que já é aconchegante pela presença da madeira, elas mantiveram a linha especificando espreguiçadeira e tapete, para um conforto maior, como se fosse um verdadeiro estar.

“As poltronas de balanço Biscuit da Mac são móveis artesanais com estrutura de madeira, acabamento em sling e detalhes em alumínio do designer Pepê Lima. Dispusemos chaises Chivas para um banho de sol à beira da piscina e com vista para a lagoa. O frescor do ambiente é reforçado com um cachepô em ervas para aromatizar as bebidas a serem servidas no bar, que conta com bancadas de apoio e banquetas artesanais Natura da Mac, com estrutura em madeira cumaru e acabamento em fibra sintética, completando um ambiente de estar e integração entre os usuários”, explicam Flávia e Fabiana, que arrematam reforçando a importância do ambiente de lazer.

“O lazer é o espaço sempre mais querido, pois é lá que você descansa, conversa com amigos, recebe sem muita cerimônia. O lazer aberto é onde a pessoa sente o verde e o frescor dos bons dias”.

Serviço:
Ivana Seabra e Bruno Vianna / (31) 8812-7562 / www.ivanaseabra.com.br
Coga Arquitetura / (31) 3657-2160 / http://cogaarquitetura.com.br

/2016

 

HOME