Ao completar 70 anos, a casa onde viveu o arquiteto João Batista Vilanova Artigas abre as portas como Centro Cultural

Casa Artigas vira Centro Cultural

A casa, patrimônio histórico tombado e um dos principais exemplares da arquitetura denominada Escola Paulista, será aberta ao público a partir do dia 21 de março, com a exposição Artigas “A Casa como Cidade”.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e apreciar os projetos das residências no bairro do Campo Belo, SP, sob o viés pessoal – a vivência na casa, influências políticas, convivência com intelectuais, artistas renomados, trazendo o conceito de moradia.

Construída em 1949, a casa abrigou a família Artigas até 2016. Revitalizada entre 2016 e 2017, agora abrigará o Instituto Casa Vilanova Artigas – ICVA -, um centro cultural voltado para a valorização da arquitetura e patrimônio histórico, design e arte em geral. O espaço foi preparado para expor projetos e imagens da vida e obra do arquiteto, e abrigar outras exposições e eventos.

Este projeto e empreitada foram da arquiteta paulistana Talita De Nardo Missaglia, foi aluna de Julio Artigas, filho do ilustre arquiteto, em 1998. A revitalização, contou com parcerias com empresas e profissionais do setor para fornecimento de materiais e mão de obra. Agora, com o Instituto, buscará novos apoios para a manutenção e visitação pública.

“Eu morei a vida inteira no bairro e sempre admirei esta casa. Ter a oportunidade de cuidar deste espaço e manter sua vocação social é desafiador e um orgulho não só para mim, mas para qualquer arquiteto. Nosso patrimônio histórico não é valorizado e o papel do arquiteto na sociedade brasileira também não”, destaca a arquiteta e responsável pelo ICVA.

O Instituto ainda abriga o Café Artigas, onde os visitantes poderão saborear um reduzido e seleto cardápio inspirado nos arquitetos modernistas brasileiros, assinado pelo Chef André Galante e comandado por Mauricio Tuzzolo.

Na área externa, os lindos jardins feitos por Burle Marx foram reeditados por Luis Carlos Orsini, paisagista consagrado pelo projeto Inhotim/MG.

Outra novidade é o Coworking com 10 estações, permitindo que as pessoas que estiverem trabalhando nesse espaço aproveitem para viver esse legado deixado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, em um imóvel emblemático e quase escondido no bairro de Campo Belo, SP.

Sobre Talita – Talita De Nardo Missaglia é arquiteta e urbanista, responsável pela obra de restauro da casa e toda curadoria de atividades do Instituto Casa Vilanova Artigas.

[Vilanova Artigas Wikipedia]

 

Serviço:
Instituto Casa Vilanova Artigas
De 4ª feira a sábado, das 10h às 17h: visitação gratuita ao público em geral
2ª e 3ª feira: aberto para receber grupos previamente agendados e eventos fechados
End: Rua Barão de Jaceguai, 1151, Campo Belo, São Paulo, SP
Fone: (11) 3854-5636