Assim como outros artigos de decoração, quadros dão toque criativo e único à espaços

Obras de arte na decoração

Lairton Valentim, detalhe

A decoração de uma casa é algo que reflete a personalidade dos seus moradores. Quando chega o momento de repaginar a residência ou um cômodo, é comum que surjam inúmeras ideias de adornos. Entre a escolha dos móveis e das tintas das paredes, há aqueles que desejam dar um toque artístico ao espaço.

“Há algo de cativante em uma obra que pode, ao mesmo tempo contar uma história e dar vida nova a um cômodo sem ocupar muito espaço”, comenta Wendell Toledo, CEO da Artluv, plataforma que conecta artistas a clientes e amantes da arte. Para ajudar os interessados a decorarem suas casas com obras de arte, seguem algumas dicas que foram tiradas do ebook “Como decorar com arte”, publicado pela Artluv em maio.

• Moldura – Quando se planeja a decoração de um cômodo, é normal que se tenha o cuidado para que todos os elementos ornem. Durante a escolha de um quadro para compor a decoração de um cômodo, o consumidor pode querer que moldura da obra combine com o espaço, o que é um equívoco. O objetivo de um quadro não é o de “ficar bem” com os móveis e sim de ser um valor a ser acrescentado ao espaço. Sendo assim, a moldura deve combinar unicamente com o quadro.

• Tamanho dos quadros – No momento de escolher um quadro, é necessário se atentar às dimensões da obra em relação ao tamanho do cômodo, dos móveis e a altura da parede. A atenção se justifica, pois muitos quadros juntos num espaço pequeno podem torná-lo ainda menor; um quadro pequeno numa parede enorme ficará perdido; um quadro mais largo do que a parede, cria um efeito visual desequilibrado.

• Posição – Normalmente, as obras de arte devem ser penduradas entre 1,65 e 1,72 metros acima do chão. Porém, se for colocada em uma área onde as pessoas estão sentadas, as obras devem ser penduradas mais para baixo. Se a decoração for mais simples, pode-se optar por não pendurá-los e sim colocá-los no chão, encostados em uma parede ou em uma prateleira.

• Posição – Apesar de negligenciada, a iluminação é um fator importante para dar maior destaque à obra de um cômodo. Para isso pode-se colocar uma iluminação direta, o que confere um toque dramático e sedutor. O efeito pode ser causado com o uso de lâmpadas, luminárias e spots.

• Móveis – Como a obra fará parte de um cenário com os demais móveis do cômodo, é necessário que haja harmonia entre os elementos. Quadros pendurados atrás do sofá devem obedecer a altura de 1,60 m do chão e de pelos menos 25 cm do topo do sofá. Já no caso de aparadores e escrivaninhas, além do mesmo critério de altura do chão, é necessário que o quadro fique a 20 cm de altura da parte superior da mesa.

Contato:
Artluv
(11) 94141-3137
https://artluv.net