Em Possíveis Paisagens, artista explora a definição de horizonte em diferentes suportes

Inédita de Carolina Semiatzh na Kogan Amaro

A paulistana Carolina Semiatzh investiga a complexidade e os limites de superfícies e explora os traços que levam nosso olhar à ideia de finitude e que nos permite classificar o que voa e o que se firma. A artista exibe um recorte inédito desta pesquisa na exposição Possíveis Paisagens, em cartaz até 12/10, na Galeria Kogan Amaro.

Há quatro anos, quando a artista trocou a verticalidade de São Paulo para viver em uma pequena cidade no norte da Holanda, o horizonte tornou-se uma peça-chave em sua obra. “As planícies e a luz oblíqua que tanto influenciaram grandes mestres nascidos na região, como Rembrandt (1606-1669) e Vermeer (1632-1675), agora atuavam sobre seu olhar, acentuando a interessante mistura de técnicas que traz em seu trabalho, uma mescla de fotografia, pintura, desenho, colagem, monotipia e gravura”, afirma Ana Carolina Ralston, curadora da exposição.

Semiatzh faz uso de materiais como nanquim preto, grafite, madeira, metal, pedra e tecidos para investigar a complexidade e os limites de superfícies. Ideia nítida em Fernando Pessoa (2017) e Possíveis Paisagens III (2017), séries feitas em monotipia com chine collé.

É com essa paleta sóbria que a artista conecta seu trabalho com o da artista francesa Solange Hoppen. “Quando uma delas começa o traço, a outra continua ou apaga deixando rastros e memórias para trás – memórias essas que escorregam e se fixam pelas paredes como um horizonte prestes a ser reconhecido e encaixado em uma paisagem qualquer”, analisa a curadora.

Carolina Semiatzh – Nascida em São Paulo, em 1985, Carolina Semiatzh é artista plástica. Atualmente mora e trabalha em Groningen, na Holanda. Seu trabalho explora técnicas de desenho, monotipia, gravura em metal, litogravura, xilogravura, chine collé, colagem e pintura. O interesse pelo desenho e pela importância do processo de criação a levou a participar de cursos como “Procedência e propriedade” com o professor Charles Watson e “Contemporary Collage” com o professor Rod Judkins na Universidade Saint Martins em Londres.

Serviço:
Possíveis paisagens
Individual de Carolina Semiatzh
Local: Galeria Kogan Amaro
Curadoria: Ana Carolina Ralston
Até 12 de outubro
Endereço: Alameda Franca, 1054 – Jardim Paulista, São Paulo
Horário: segunda a sexta, das 11h às 19h, e sábado, das 11h às 15h
(11) 3045-0944 / 3045-0755
https://galeriakoganamaro.com/

Contato:
Carolina Semiatzh
https://carolinasemiatzh.com/