Exposição inédita de pop art da artista espanhola Adriana Oliver, apresenta obras com homens e mulheres sem face que discutem relação de amor e solidão

Adriana Oliver na Houssein Jarouche

Até 14 de setembro, com entrada gratuita, a Galeria Houssein Jarouche em São Paulo receberá a mostra “All The Lonely People” da artista espanhola de pop art Adriana Oliver.

Em 2018 ela expôs individualmente na Duran Mashaal Gallery em Montreal (Canadá) com a mostra “A Night Thought”. Com outros artistas participou também da Secret Fresh Gallery em Manila (Filipinas) e na Abv Gallery em Atlanta (Estados Unidos) neste ano.

Com pinturas pautadas por questões feministas que discutem relacionamento, solidão e força, o conjunto da obra de Oliver faz referência à teoria pós-colonial e ao movimento democrático de vanguarda como forma de resistência à lógica do capitalismo selvagem que deu vida à pop art nos anos 50 mas que hoje é retomada pela artista como forma de resistência e denúncia.

A pintura “All the Lonely People”, que dá título à exposição, representa, segundo a artista, uma história de amor que terminou. O homem sozinho de cabeça baixa lembra do passado representado pelo retrato do casal (ao fundo). Enquanto a mulher, da pintura “Alone with Everybody”, (veja foto da obra abaixo) está pensando no futuro e olhando para a lua. As cores monocromáticas e noturnas trazem esse sentimento de reflexão e melancolia.

Adriana Oliver – Nascida em Barcelona (Espanha) em 1990, Adriana Oliver é uma artista figurativa contemporânea e trabalha principalmente com pintura. As obras originais são uma reminiscência de elementos derivados da cultura pop. As pinturas de grande escala são criadas a partir da perspectiva feminista da artista, com interesse em explorar relações de papéis específicos de gênero e estereótipos.

Com uma abordagem que parte da pop art e ressoa o pós minimalismo, diversos temas recorrentes podem ser reconhecidos como a relação com a cultura de massa e a mídia, trabalhando com a repetição e obstrução/ abstração dos rostos de seus personagens. / https://www.adrianaoliver.com/

Serviço:
“All The Lonely People”
Até o dia 14 de setembro
Gratuito
Galeria Houssein Jarouche
Rua Estados Unidos, 2109, Jardim América, São Paulo, SP, Cep 01427002
(11) 3061-0690
http://galeriahousseinjarouche.com