Mostra reúne originais de histórias em quadrinhos, gravuras e pinturas do quadrinista e ilustrador gaúcho, de 23 de outubro a 23 de dezembro de 2018, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

O ordinário Rafael Sica

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 23 de outubro a 23 de dezembro de 2018, a exposição O ordinário Rafael Sica. Entre originais do autor, gravuras e pinturas, as mais de 200 obras traçam um panorama da carreira do quadrinista e ilustrador gaúcho, considerado um dos principais nomes das histórias em quadrinhos da atualidade. O público ainda poderá conhecer um pouco do processo de produção do artista, que desenhará um painel de 8 m x 3 m no dia da abertura.

Rafael Sica é dono de um traço único, que preza a riqueza de detalhes em uma narrativa silenciosa, mas extremamente contundente. Grande parte de sua obra é composta por quadrinhos sem textos, característica encarada por muitos críticos como um dos grandes diferenciais de seu trabalho. A ausência dos diálogos se mostra como uma abertura à interpretação do leitor: “Existe uma narrativa, mas é gráfica, visual. Exige que o leitor complete o trabalho”, explica Sica. “Fui tirando o texto das tiras, diminuindo o número de palavras, fui me dando conta de como isso potencializava as interpretações.”

A produção de Rafael Sica traz questionamentos sobre o modo de vida do indivíduo urbano. Suas tiras são minicontos que fogem do óbvio e da piada, e, com um diferenciado tom surrealista, trazem críticas às neuroses das grandes cidades e à massificação das pessoas afogadas na rotina pós-moderna. Na abertura da mostra, além da produção de um painel, haverá o lançamento de uma revista em quadrinhos inédita do autor, de tiragem limitada, que será distribuída gratuitamente aos visitantes.

A curadoria é de Weaver Lima, que reúne em sua carreira a curadoria de exposições na área dos quadrinhos como Luiz Sá – 100 anos, Monstra Comix, HQ CE, Desenhomatic LTDA – Jaca e Zimbres e Seres urbanos – Fanzines 90’s.

Rafael Sica – Nascido em 1979, em Pelotas (RS), Rafael Sica é reconhecido como um dos mais importantes autores de sua geração. Começou sua carreira na segunda metade dos anos 1990, publicando charges e tiras em jornais da sua cidade. No início dos anos 2000, passou a publicar no jornal Folha de S.Paulo e na internet, lançando o blog Ordinário. A página foi criada com o objetivo de ser um portfólio virtual, mas acabou se transformando em um dos mais acessados sites de quadrinhos do país.

Sica venceu duas vezes o Prêmio HQ Mix, nas categorias Novo Talento (2005) e Web Quadrinhos (2009). Em 2008, realizou Cinza-choque, sua primeira exposição individual, no Museu do Trabalho, em Porto Alegre(RS). O artista tem livros publicados por diversas editoras do país: Ordinário (Companhia das Letras, 2011); Tobogã (Ed. Narval, 2013); Novela (BebelBooks, 2014); FIM – Fácil e Ilustrado Manifesto (Editora Beleléu, 2015); Fachadas (Editora Lote 42, 2017).

Em 2017, ele foi convidado para participar do Projeto Baiacu, criado por Angeli e Laerte – uma residência artística na Casa do Sol, do Instituto Hilda Hilst, que resultou na revista Baiacu (Editoras Cachalote e Todavia, 2017). Sica também é um dos criadores da Parada gráfica, evento anual realizado em Porto Alegre que reúne artistas da cena gráfica independente brasileira.

Serviço:
Exposição O ordinário Rafael Sica
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1 (Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro -Metrô e VLT: Estação Carioca)
Abertura: 23 de outubro (terça-feira), às 19h. Das 15h às 19h, o artista Rafael Sica desenhará um grande painel ao vivo, que se integrará à mostra. Em seguida, serão distribuídas revistas em quadrinhos ao público presente
Visitação: 23 de outubro a 23 de dezembro de 2018
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada franca
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (21) 3980-3815

Criação de painel ao vivo, com Rafael Sica
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Data: 23 de outubro (terça-feira)
Horário: das 15h às 19h
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 40 pessoas

Lançamento de revista inédita com distribuição gratuita de exemplares
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Data: 23 de outubro (terça-feira)
Horário: das 19h às 21h
Classificação indicativa: 14 anos

Lançamento do catálogo e palestra com o curador Weaver Lima e com o artista Fábio Zimbres
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Data: 21 de novembro (terça-feira)
Horário: das 18:30h às 20:30h
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)

Contato:
CAIXA Cultural Rio de Janeiro
(21) 3980-3815
Site CaixaRio