Tereza Paim lança o livro ‘Na Mesa da Baiana’ e festeja seis anos do Casa de Tereza no dia de Cosme e Damião
Com sua verve ligada à cultura brasileira, às manifestações e gastronomia regional, a chef Tereza Paim mergulha na literatura gastronômica e lança seu primeiro livro, Na Mesa da Baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito totalmente baiano. A noite de autógrafos acontece no Casa de Tereza, no Rio Vermelho, na quinta-feira, 27 de setembro, das 18h às 20h. Nesse mesmo dia, a chef comemora o sexto aniversário do restaurante, e o dia dos santos gêmeos, Cosme e Damião, dos quais Tereza é devota.
Com 200 páginas, o livro sai pela Editora Senac São Paulo, que acredita e reforça o engajamento da instituição em fomentar a cultura brasileira, proporcionando um resgate de pesquisa na vida e na tradição baiana por meio de sua gastronomia peculiar. Na Mesa da Baiana, é fruto de um trabalho, escrito a quatro mãos, pela chef, que apresenta, com muita história e propriedade, as receitas de seus pratos tradicionais, com a ajuda criteriosa da jornalista baiana Sonia Robatto, que tirou partido das técnicas e histórias de Tereza Paim transformando os sabores, temperos e ingredientes, em um livro de dar água na boca, com dicas, segredos e curiosidades em torno da cozinha baiana.
“Estou muito feliz e dedico esse livro para meu primeiro neto, Dudu. A publicação traz a alegria da nossa Bahia, exaltando o modo como os baianos se relacionam com a comida”, disse Tereza. “São receitas de nosso cotidiano, com uma pegada mais atual, imprimindo minha identidade como cozinheira. Comida gostosa cheia de histórias, estórias, cultura e tradições não pode faltar na mesa da baiana”, diz.
Sobre as autoras
Tereza Paim – A chef baiana já foi premiada como Embaixadora da Cozinha Baiana e reconhecida internacionalmente como grande pesquisadora dessa gastronomia. Autodidata, Tereza iniciou suas experiências com a cozinha ainda na infância e nunca mais se distanciou das panelas. Faz uso de técnicas gastronômicas do mundo e apresenta a releitura de pratos tradicionais, sempre valorizando suas raízes. O aspecto acessível e puro de sua cozinha se deve à sua trajetória de vida, que se destaca pela imersão com a terra, com pessoas simples e com as riquezas do plantar, cultivar, colher e fazer. Salvador, Recôncavo e o sertão baiano são as casas de Tereza, lugares que têm seus sabores, costumes e culturas inclusos em sua cozinha. Seu trabalho tornou-se ferramenta de resgate e inclusão social dos produtores regionais e de divulgação dos produtos e da história da Bahia.
Sonia Robatto – Baiana, a jornalista e escritora Sonia Robatto foi responsável pela criação de grandes projetos editoriais para empresas como as editoras Abril, Bloch, Três e Abril Cultural, entre outras. É apaixonada por sua terra e por seu povo, por isso seu trabalho está sempre direcionado para a pesquisa e o registro dos hábitos culturais do brasileiro.
Nos anos 1960, Sonia voltou-se para as artes cênicas e fundou a primeira Companhia de Teatro Profissional da Bahia e o Teatro Vila Velha. Ao longo de sua carreira, foi autora de quatrocentas histórias infantis, publicadas em livros, revistas, fascículos, e também de peças teatrais. Ainda para este público, criou e dirigiu a revista Recreio (Editora Abril). Em São Paulo, já nos anos 1980, fundou a Editora e Estúdio Robatto, com equipes especializadas em redação, artes gráficas e cozinha experimental, criando novas receitas para fábricas de alimentos, bem como filmes e fotos para televisão, livros e revistas.
Com a colaboração direta de seu marido, o jornalista Caloca Fernandes, desenvolveu projetos de grande relevância sobre a gastronomia brasileira, entre eles Viagem gastronômica através do Brasil e Culinária paulista nos restaurantes dos hotéis Senac São Paulo, realizados em parceria com a Editora Senac São Paulo; bem como O gosto brasileiro: as mais famosas receitas das nossas avós, com 12 volumes; e Um, dois, feijão com arroz: os segredos do arroz/feijão.
Sinopse – A Bahia não é uma só, são várias – a Bahia do Recôncavo, a do sertão e tantas outras – que, entre suas regiões e facetas, exibem em comum o papel essencial que a culinária exerce e que vai além da mera alimentação: por meio dela, expressam-se a alegria de viver e de compartilhar do baiano, a comunhão com seus santos, as múltiplas culturas e as raízes de seu povo, entre muitos outros aspectos.Neste livro, os pratos tradicionais são ensinados e celebrados com o toque especial da chef Tereza Paim, que revive e apresenta, por meio de sua cozinha, a Bahia como ela é: alegre, simples, mística e abençoada. Suas receitas genuínas e acessíveis, assim como os textos da jornalista Sonia Robatto, colocam à mesa a história dessa terra, ensinando não só o melhor jeito de preparar as iguarias, mas também as dicas, os segredos e as curiosidades que compõem a cozinha baiana e que a tornam tão especial.Este lançamento do Senac São Paulo reforça o compromisso da instituição com a cultura brasileira, proporcionando um mergulho na vida e na tradição baiana por meio de sua gastronomia.
Ficha:
Na Mesa da Baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito totalmente baiano
Tereza Paim e Sonia Robatto
Editora: SENAC – SP
(11) 2187-4450
http://www.editorasenacsp.com.br
ISBN: 9788539624492
ISBN13: 9788539624492
Edição: 1ª Edição – 2018
Número de Páginas: 200
Acabamento: CAPA DURA
Formato: 21.00 x 27.00 cm.
Comprar: R$ 95 / Martins Fontes
Comprar: R$ 95 / Saraiva (Indisponível)
Serviço
O que: Lançamento do livro Na Mesa da Baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito totalmente baiano
Quando: 27 de setembro, das 18h às 20h
Onde: Restaurante Casa de Tereza
(71) 3329-3016
Rua Odilon Santos, 45, Rio Vermelho, Salvador, BA
http://www.terezapaim.com.br/