Com previsão de atrair 20 mil pessoas, Congresso Mundial de Arquitetos é adiado para 2021

UIA 2020 RIO é adiado

A União Internacional dos Arquitetos (UIA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) comunicaram hoje o adiamento, para 18 a 22 de julho de 2021, da realização do 27º Congresso Mundial dos Arquitetos UIA2020RIO – inicialmente previsto para o período de 19 a 23 de julho de 2020, no Rio de Janeiro.

A decisão foi tomada em conjunto com o Comitê Executivo do UIA2020RIO, após avaliação criteriosa da situação de pandemia do vírus Corona (COVID-19), que representa uma série de dificuldades (principalmente ameaças à saúde) para que a grande maioria dos países possa estar presente no maior evento mundial da Arquitetura.

O UIA2020RO conta com participantes inscritos de mais de 60 países e tem a confirmação de cerca de 50 palestrantes e 7 keynote speakers de 17 países. A expectativa original era de que o evento atrairia ao Rio de Janeiro, em 2020, entre 15 mil e 20 mil participantes, configurando-se como um dos maiores eventos corporativos da Cidade do Rio de Janeiro neste ano.

Os vários eventos pré-congresso – exposições, seminários, palestras e outros – serão remarcados tão logo a situação de pandemia do coronavírus permita.

“A situação que estamos vivendo é dramática, e é uma pena que tenhamos que adiar nosso maior evento. Mas tanto nós, aqui na UIA, quanto a equipe que está organizando o UIA2020RIO no Brasil, estamos fortemente comprometidos com a reorganização dos preparativos, para garantir que tenhamos um de nossos Congressos mais relevantes em 2021. Essa crise do coronavírus coloca novos cenários e questões para a Arquitetura e o Urbanismo que precisam ser bastante discutidas”, afirma Thomas Vonier, presidente da União Internacional de Arquitetos.

Todas as inscrições já realizadas valerão para a nova data do evento e a programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos não deverá sofrer alterações.

Um dos principais temas previstos para discussão no UIA2020RIO, Saúde Urbana – sob a coordenação do Grupo de Saúde Pública (Public Health Group – PHG) da UIA, deverá ganhar novo enfoque, de modo a abarcar discussões sobre a Arquitetura e o Urbanismo diante das necessidades surgidas por epidemias como o coronavírus.

“A discussão da saúde urbana, que já era um tema forte no UIA2020RIO, ganha nova dimensão agora. Desde os projetos para hospitais até o saneamento básico, passando pela discussão dos espaços urbanos em tempos de epidemia, temos muito o que debater. Sem nenhuma dúvida, a Arquitetura e o Urbanismo têm fortes contribuições a dar para o desenvolvimento sustentável de nossas cidades à luz desses novos desafios”, comentou Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do UIA2020RIO.

Com o adiamento, o Congresso será realizado no ano do centenário do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Presidente do IAB, Nivaldo Andrade diz que “o Instituto – assim como o Brasil – espera receber profissionais do mundo todo numa ocasião tão importante para a entidade”.

Comunicado oficial: https://www.uia2020rio.archi/comunicado_pt.asp

Contato:
UIA 2020 RIO
(21) 2286-2846
sec@uia2020rio.archi
https://www.uia2020rio.archi/

 

Sua conexão