Congresso promovido pela ABCEM discute as vantagens do uso do aço nas edificações, destacando velocidade nas obras e economia no canteiro

Estrutura metálica é tema na Construmetal

Para evidenciar as vantagens das construções metálicas frente a outras opções é que Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) organiza o Construmetal, congresso latino-americano, que chega à 8ª edição este ano com a proposta de mostrar exemplos reais de como a produtividade e a velocidade construtiva do aço podem beneficiar os projetos construtivos. A economia, de acordo com a associação, pode chegar a até 40% no tempo de execução de uma obra, na comparação com processos convencionais, como a alvenaria.

“O tema do Construmetal 2019 é ‘A construção em aço: soluções para o desenvolvimento sustentável’ e queremos evidenciar que a construção industrializada em aço otimiza o processo produtivo, trazendo aumento de produtividade e redução de custos e influenciando positivamente a eficiência da construção com sustentabilidade”, diz o diretor-executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes.

O congresso, orientado a profissionais, estudantes e empresários, acontece de 14 a 16 de agosto, no São Paulo Expo e é organizado pela própria ABCEM, em parceria com a Informa Markets, reunindo palestrantes nacionais e internacionais.

“Teremos um dia com arquitetos, outro com engenheiros, que abordarão questões como a resistência à corrosão — o que já é uma realidade — e o aço como um agente de incentivo à produtividade. No último dia de evento, traremos representantes do governo para conversar com o setor.

Estruturas metálicas: rapidez e economia – A relevância do tema para o setor da construção civil está na possibilidade de reduzir custos e tempo na construção. “Quando falamos de construções metálicas, falamos na possibilidade de adotar o modelo de linha de montagem, tal qual a fabricação de um automóvel. Antigamente, todos os insumos e equipamentos eram comprados e construídos no terreno. A possibilidade do aço vem para mudar isso”, diz Nunes, que acrescenta: “A estrutura é construída na fábrica e levada para montagem no canteiro de obras. Como se fosse uma linha de produção modular”.

“O edifício Moreira Sales, construído no início da Avenida Paulista, por exemplo, é todo em aço. Seria impossível fazer um canteiro de obras ali; caminhões só podem entrar no período noturno, carregamento e descarregamento só podem ser feitos em horários específicos. Com a construção em aço, as estruturas já chegavam prontas e a montagem aconteceu como um grande lego”, exemplifica o diretor-executivo da ABCEM.

Empire State – Outro exemplo que evidencia as vantagens das construções metálicas industrializada é o icônico edifício Empire State, construído na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Custa crer que os 102 andares da estrutura, que contam com 365 toneladas de aço, foram edificados em apenas 464 dias. “Além de ser uma opção de fácil desenvolvimento, já que se tem maior velocidade, a construção metálica é também sustentável, porque tudo o que se utiliza é reciclável, e ainda é maleável, ou seja, permite projetos mais arrojados”, detalha Nunes.

Várias aplicações de estruturas metálicas serão mostrados no Construmetal. “Vamos debater, no primeiro dia, as principais obras que aconteceram no Brasil, especificamente o edifício Acqua, no Rio de Janeiro (RJ), o Moreira Sales, em São Paulo (SP), e o Edifício Concórdia, em Belo Horizonte (MG), que são três ícones da construção metálica. O Acqua e o Concórdia são estruturas mistas, mas o Moreira Sales é só em aço. O painel discutirá justamente porque os arquitetos optaram pelo aço. Vamos também abordar a complementaridade entre as estruturas metálicas e as de concreto”.

O evento prevê a participação dos arquitetos Abílio Almeida, de Goiânia (GO), Deusdara, de Fortaleza (CE), e Eron Costin, de Curitiba (PR), que comentarão as próprias experiências com estruturas metálicas. “Será uma oportunidade única para escutar estes profissionais que mostram que edifício em aço não é uma opção apenas de São Paulo e Rio de Janeiro”, diz Nunes.

Programação – O Construmetal terá espaço também para a discussão da competitividade do aço versus concreto, especialmente no que se refere a custos. “Se pensarmos custo por custo, o aço é mais caro, mas essa não é a abordagem mais inteligente a se fazer. O que deve ser levado em consideração é ser possível construir em metade do tempo, o que traz uma economia muito relevante para o projeto como um todo. Temos uma desvantagem que é a incidência de impostos, especificamente o ICMS, o que não acontece com o concreto. Este será assunto de um painel do Congresso”, adianta o diretor-executivo da ABCEM.

Em paralelo à grade de conteúdos, o evento oferece ainda uma exposição especial, onde os profissionais do setor poderão conferir, em primeira mão, as últimas novidades e tecnologias deste mercado, com as principais empresas e marcas do segmento.

Serviço:
Construmetal 8ª edição
De 14 a 16 de agosto
Local: São Paulo EXPO Imigrantes
https://www.construmetal2019.com.br

Contato:
ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica
(11) 3816-6597
https://www.abcem.org.br/