O mínimo necessário para uma empresa de construção civil prosperar é ter um processo produtivo alinhado / Por Eduardo Fonseca

Marketing digital na construção civil

Eduardo Fonseca da DIWE

Isso significa que é preciso estar bem estruturado, munido de recursos e ter uma boa equipe operacional. Porém, é imprescindível também fortalecer sua marca acompanhando sempre as mudanças do mercado, para não estagnar os resultados. Nesse contexto, recorrer a estratégias de marketing eficientes pode ser a solução.

O setor de construção civil tem muito a ganhar usando o marketing como ferramenta para alcançar o sucesso no segmento, principalmente se englobar um posicionamento estruturado no ambiente online. Quando bem elaborado, integrado e coordenado da maneira correta, ele pode criar visibilidade de uma empresa, marca, produtos e serviços. Assim, quando a necessidade de adquirir um produto/serviço surgir, sua empresa será a primeira opção a ser lembrada.

Algumas pessoas pensam que o marketing digital só é eficiente para empresas novas e com viés tecnológicos, mas o que muitos não sabem é que até em áreas historicamente mais tradicionais, como a construção civil, a integração entre campanhas de marketing on e off é imprescindível para se aproximar das personas e se transformar em uma autoridade no seu mercado.

A atuação online, baseada em marketing de conteúdo, pode tornar a empresa uma referência em seu nicho. Mas então, como fazer isso de forma eficaz? Confira algumas soluções para compor as suas estratégias de marketing.

Crie um site atrativo e alinhado com o seu negócio – O primeiro passo é criar ou atualizar seu site para que ele esteja funcionando corretamente quando seu potencial cliente acessá-lo. Para isso, as fotos precisam carregar adequadamente sem travar, o formato precisa ser adaptável para a tela de dispositivos mobile, com informações bem descritas de seus produtos e serviços, espaços para cadastro de clientes, contato eletrônico etc.

Tenha um blog e se torne referência no mercado – Existem muitos blogs sobre construção civil na internet, mas poucos deles entregam conteúdos de valor, que esclarecem dúvidas sobre métodos, processos e recursos produtivos que realmente agregam valor ao cliente. Que tal fazer diferente e criar um blog para disponibilizar conteúdo profundo e valioso para a sua audiência?

Ofereça conteúdos ricos para atrair mais clientes – Os canais de transmissão de conteúdos ricos mais comuns atualmente são ebooks, podcasts, infográfico e webinars. Além de ajudar na estratégia que citamos anteriormente, esses materiais são usados como chamariz de leads. Essa estratégia de “isca” para atrair clientes funciona como uma troca: você entrega o conteúdo e em troca o usuário deixa seus dados de contato. Assim, você pode continuar se comunicando com essas pessoas, mostrando os diferenciais da sua marca, produtos e serviços e educando-as sobre o mercado.

Se aproxime do seu público com as redes sociais – Outros canais fundamentais de comunicação entre marcas e clientes são as redes sociais que, além da grande visibilidade, promovem conteúdo e funcionam como um canal de engajamento e comunicação direta com seus clientes, aproximando-os do dia a dia da empresa, criando um relacionamento estreito e humanizando a marca.

Por fim, todos esses pontos são parte do Inbound Marketing, que é uma estratégia baseada na atração de potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes, nutrindo-os com informações importantes até chegar o momento de decisão de compra. É claro que devemos sempre levar em consideração que para aplicar todas elas, é de suma importância ter conhecimento profundo e detalhado sobre todo cenário em que a empresa está inserida. Afinal, essa é a única maneira de trabalhar com assertividade.

Eduardo Fonseca é CMO da DIWE, primeira agência de profound marketing do país

Contato:
DIWE Profound Marketing
(11) 4614-6805 / (47) 3025-4320
https://diwe.com.br/