A modernização dos espaços do Colégio Santa Marcelina transforma o aprendizado em uma experiência criativa com integração arquitetônica
O Colégio Santa Marcelina modernizou suas instalações com um projeto arquitetônico que integra natureza, iluminação e flexibilidade espacial, promovendo experiências educacionais dinâmicas para crianças e professores.
A unidade de São Paulo do Colégio Santa Marcelina passou por uma requalificação arquitetônica que modernizou os ambientes destinados à educação infantil.
Liderado pelo escritório Arquitetura para Escolas, o projeto teve como foco principal a criação de espaços flexíveis e integrados que promovem a autonomia e a criatividade dos estudantes, alinhando-se às novas demandas educacionais.
Metodologia e espaço como aliados pedagógicos
A proposta conceitual visou a integração entre o ambiente interno e externo, permitindo que as crianças explorem múltiplas formas de interação com o espaço. Essa abordagem inclui atividades em diferentes posições, reforçando a relação entre o corpo e o ambiente como parte essencial do aprendizado.
A diretora pedagógica Irmã Patrícia Ferreira destacou a transparência e fluidez espacial como elementos que materializam a filosofia educativa da instituição. As soluções empregadas consideraram não apenas a funcionalidade, mas também o estímulo à curiosidade e ao engajamento investigativo dos alunos.
Detalhes do processo de transformação
A execução do projeto foi planejada, levando um ano para a etapa de concepção e dois meses e meio para a reforma das salas de aula.
Entre os espaços renovados, destaca-se o bloco infantil, que passou por mudanças significativas como:
Melhoria na iluminação — A troca de pisos escuros por claros e a abertura de grandes áreas envidraçadas proporcionaram maior luminosidade e conexão visual.
Conforto térmico e acústico — O uso de pisos vinílicos promoveu condições ideais para o uso pedagógico.
Integração com a natureza — A conexão entre o ateliê e uma área verde ampliou a interação dos alunos com o meio natural.
Ampliação da experiência espacial
O conceito de autonomia foi reforçado com a criação de aberturas que interligam as salas ao corredor externo. Essa solução promove a expansão das atividades para áreas externas e amplia as possibilidades educacionais.
Perspectivas de replicação do modelo
A rede Santa Marcelina planeja adaptar os princípios desse projeto para outras unidades, adotando elementos como paletas de cores específicas, transparência e mobiliário funcional. O objetivo é consolidar um modelo arquitetônico que dialogue com as diferentes realidades das escolas da rede.
[Essencial] — O projeto do Colégio Santa Marcelina apresenta soluções consistentes que demonstram a aplicação prática de conceitos contemporâneos de arquitetura educacional.
A integração entre os espaços internos e externos, somada à valorização da luz natural e do conforto ambiental, reflete um compromisso com a formação de ambientes que potencializam o aprendizado.
A escolha por materiais claros e funcionais, como os pisos vinílicos, destaca o cuidado com a qualidade espacial e a percepção sensorial dos alunos.
Além disso, a flexibilidade do layout das salas, associada à conexão com a natureza, estabelece um diálogo produtivo entre o ambiente construído e as necessidades pedagógicas.
A replicabilidade do modelo em outras unidades reforça o caráter exemplar do projeto, demonstrando como a arquitetura pode ser um agente ativo na transformação da educação.
Principais Aspectos
• Conceito Pedagógico Inovador — O projeto priorizou a criação de ambientes flexíveis e integrados, permitindo diferentes formas de interação e aprendizado, desde o desenho deitado até o uso do espaço externo.
• Valorização da Luz Natural e Iluminação — Substituição de pisos e ampliação de áreas envidraçadas para refletir melhor a luz, aumentando a luminosidade e a qualidade do ambiente escolar.
• Integração com a Natureza — Aberturas conectando salas ao corredor externo e o posicionamento estratégico de áreas como o ateliê próximo a espaços verdes proporcionam maior interação com a natureza.
• Uso de Materiais Funcionais — A escolha de pisos vinílicos favoreceu o conforto térmico e a acústica, enquanto a paleta de cores claras reforçou a sensação de amplitude e leveza dos ambientes.
• Autonomia como Pilar Central — Espaços foram concebidos para oferecer liberdade às crianças, estimulando a criatividade e a pesquisa em um ambiente que respeita suas necessidades e curiosidades.
• Expansão e Replicação do Projeto — A aplicação dos conceitos de design e transparência nas unidades da Rede Santa Marcelina reflete o compromisso com uma educação inovadora e integrada.
Contato
Arquitetura Para Escolas
https://arqbrasil.com.br/45781/arquitetura-para-escolas/
https://arquiteturaparaescolas.com.br/
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