Projeto do Studio AG Arquitetura utiliza telas tensionadas da Lumitenzi para criar plano de luz difusa.

Texturas e materiais permitem exploração sensorial do ambiente

Espaço criado pelo Studio AG Arquitetura com telas tensionadas aplicadas em luminárias

Uma gama de luz e texturas permitem que os usuários do escritório de advocacia Warde explorem sensorialmente o espaço assim que são recepcionados. Este conceito desenvolvido pelo Studio AG Arquitetura atendeu a necessidade de proporcionar interação e troca de conhecimento, sobretudo na área de convívio que está localizada no centro do conjunto comercial. Neste espaço, a luminosidade foi privilegiada e irradiada para o restante da sala e para que isso fosse possível, as arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa contaram com a assessoria da Fas Iluminação e o uso das telas tensionadas da Lumitenzi.

Elas desenvolveram uma luminária suspensa de madeira com tela tensionada para delimitar o lounge, criando um plano de luz difusa. Um contraponto interessante e intencional surge ao misturar um material de peso como a madeira típica brasileira com uma tecnologia extremamente atual para a iluminação. “Acreditamos que os projetos devem estar sempre em sintonia com as novas tendências sem deixar para traz a cultura e tradição. A repetição dessas luminárias no ambiente trouxe força e identidade ao projeto”, conta Giovana. Victor Yuji Tamashiro, da área de projeto da Fas Iluminação, afirma que não havia material mais adequado do que as telas: “eram as que melhor atendiam as necessidades de personalização da forma e transmitância de luz, além de sua montagem permitir futuras manutenções e arranjos”, explica.

A ideia de cubos empilhados formando uma nevoa, proporciona a sensação de divisão espacial e privacidade. Uma malha metálica reforça a ortogonalidade e ritmo dos elementos que compõem a arquitetura, que é suavizada através dos cantos arredondados da luminária e da parede curva que abriga a porta do auditório. Desta maneira, o usuário é instigado a explorar o espaço que simula de forma poética o folhear de um livro.

As arquitetas também desenharam uma divisória metálica para separar as salas de trabalho individuais do ambiente de convívio, sem barrar a luz natural no interior da sala e a artificial no restante. Elas exploraram a linha horizontal abaixo das vigas para trazer leveza e amplitude ao espaço. Para evidenciar esse conceito o painel de madeira não chega até a laje, assim como a divisória metálica e o bloco do auditório. Através de uma paleta de cores neutra e silenciosa proporcionaram o aconchego residencial para o ambiente corporativo, conectando assim as pessoas e estreitando as relações humanas.

Serviço:
Lumitenzi
tel.: (11) 2305-4264 ou 5641-8011
lumitenzi.com.br

Studio AG
tel.: (11) 3031.2488
studioag.arq.br