Peles da Terra do artista peruano Luis Casanova Sorolla, na Galeria Hugo França até 25 de fevereiro

Expressões multifacetadas de Luis Casanova Sorolla

Instalação 10 peças de papel de algodão, pigmentos naturais das falésias. Instalação Cor-pó, 100% terra compactada com pigmentos naturais

A Exposição Peles da Terra, em Trancoso, apresenta a obra multifacetada de Luis Casanova Sorolla. Inspirado nas falésias locais, o artista utiliza pigmentos naturais em fotografias, pinturas, esculturas, instalações e atuações. A mostra inclui a série “Signapura”, com pinturas que registram apresentações da bailarina afro Tatiana Campêlo. A residência artística de Sorolla e a curadoria de Denise Gadelha completam a experiência.


Localizada em Trancoso, a Galeria Hugo França, abre suas portas para a mostra “Peles da Terra”, do artista peruano Luis Casanova Sorolla.

Sob a curadoria de Denise Gadelha, a exposição, que se estende até 25 de fevereiro, mergulha nas inspiradoras falésias de Trancoso, ponto de origem dos pigmentos utilizados nas obras do artista.

Residência Artística e Estrutura do Ateliê

A exposição marca oficialmente o lançamento do programa de residência artística de Hugo França no destino baiano. Casanova Sorolla teve à disposição o ateliê adjacente à galeria, onde desenvolveu notáveis peças escultóricas, como os imponentes “Muros Vivos”. Estas esculturas, feitas de terra compactada, atuam como molduras autoportantes para fotografias das falésias que serviram de inspiração para a mostra.

Interseção entre Fotografia, Pintura e Escultura

As criações expostas transcendem a mera sustentação das imagens, configurando-se como obras autônomas. Nas paredes, o espectador encontra fotografias que se integram organicamente a pinturas, desenhos e pequenos blocos escultóricos, denominados “Superfície Profunda”.

As imagens fotográficas retratam o local de colheita dos pigmentos utilizados nos blocos, enquanto os desenhos buscam transcrever a paisagem em gestos, flertando com a abstração.

Signapura: Vestígios de Atuação

A série “Signapura” apresenta pinturas que são vestígios de atuações realizadas pela bailarina afro Tatiana Campêlo. A dança, expressa como elo entre a ancestralidade e o presente, é capturada em papéis impregnados com pigmentos naturais.

Cada movimento da bailarina deixa rastros imantados na pintura, eternizando o efêmero e transformando a dança em ação sagrada.

Ecletismo e Vivências Marcantes

O panorama eclético da produção artística de Casanova reflete uma vivência que se estende desde os teatros de Balé em Viena até as rodas gingadas baianas.

A mostra “Peles da Terra” oferece uma experiência única, onde a arquitetura, as esculturas e as apresentações convergem em uma narrativa visual que transcende fronteiras artísticas e culturais.

A exposição permanecerá aberta ao público até 25 de fevereiro, proporcionando aos visitantes uma imersão nas múltiplas camadas de expressão artística de Luis Casanova Sorolla.

Serviço:
PELES DA TERRA — Luis Casanova Sorolla / @casanovasorolla
PERÍODO — até 25 de fevereiro
LOCAL — Galeria Hugo França / @galeriahugofranca
Rodovia BA 001 s/n, próximo ao trevo Trancoso/Caraíva, Trancoso (BA)
Curadoria: Denise Gadelha / @denisegadelha.art
Assistência ao design da exposição: Barbara Beetz / @barbara_beetz
Apoio aos elementos terra e colaboração: Axel Muñozna

Contatos:
Galeria Hugo França
(73) 98107-2262 / (73) 999-334-455
(11) 3045-6575 / (11) 945-384-764
https://www.hugofranca.com.br/

Luis Casanova Sorolla
https://www.casanovasorolla.net/

 


Referências — Luis Casanova Sorolla; Galeria Hugo França; Mostra de arte Trancoso; Residência artística Hugo França; Arte peruana contemporânea; Denise Gadelha curadoria; Esculturas de terra compactada; Muros Vivos, escultura; Falésias de Trancoso; Pigmentos naturais na arte; Fotografia de paisagens; Pinturas abstratas; Instalações artísticas; Dança como expressão artística; Atuação de Tatiana Campêlo; Signapura série de pinturas; Rodas gingadas baianas; Arquitetura e arte; Exposições em Trancoso; Multifacetado trabalho artístico;