Projeto Residencial do escritório Cité Arquitetura no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, concebido para acomodar um pai e dois filhos

Cité com paisagem e identidade na Casa Terra

A Casa Terra, projeto residencial do escritório Cité Arquitetura no Rio de Janeiro, integra-se à paisagem exuberante do Jardim Botânico, respeitando a topografia e valorizando a história. Com programa inteligente e atenção aos detalhes, a residência representa uma síntese entre passado e presente, mantendo-se em perfeita sintonia com a memória e os desejos de seus moradores.


Localizada acima do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Casa Terra, projetada pelo escritório Cité Arquitetura, destaca-se como uma expressão arquitetônica que harmoniza história, paisagem e identidade.

Este empreendimento, concebido para acomodar um pai e dois filhos, mergulha nas nuances da construção original e se ergue como um diálogo entre o presente e o passado.

Cité com paisagem e identidade na Casa Terra / Fotografia Dani Leite / Mateus Fragoso/ Celso Rayol

Respeitando a Topografia e Valorizando a Paisagem

O desafio de lidar com a declividade do terreno e os patamares preexistentes foram habilmente superados pela Cité Arquitetura.

A Casa Terra se integra à paisagem exuberante, proporcionando vistas panorâmicas das palmeiras-imperiais e vegetação circundante.

Cité com paisagem e identidade na Casa Terra / Fotografia Dani Leite / Mateus Fragoso/ Celso Rayol

O projeto busca não apenas criar um espaço habitável, mas também preservar a memória da construção original.

Integração do Passado com Paredes de Pedra-de-Mão e Pátio Coberto

A absorção de elementos da construção original é evidente nas antigas paredes portantes de pedra-de-mão, utilizadas como âncoras na reconfiguração da circulação e dos ambientes.

Cité com paisagem e identidade na Casa Terra / Fotografia Dani Leite / Mateus Fragoso/ Celso Rayol

O destaque é o pátio coberto, iluminado zenitalmente, que introduz a escada de acesso, criando um momento único de recepção e enraizamento na história do local.

Programação Inteligente: Distribuição Segundo a Paisagem

A distribuição do programa da Casa Terra segue uma lógica sensível à paisagem.

O pavimento de uso íntimo é estrategicamente posicionado no nível térreo, enquanto os espaços de uso comum, como sala e cozinha, ocupam o andar superior, proporcionando vistas indevassadas e aproveitando a luz solar.

A piscina, estrategicamente localizada no andar mais alto, é um ponto alto do projeto.

Gradação de Privacidade: Organização Vertical

A organização vertical é guiada por duas circulações distintas, preservando a privacidade dos quartos.

O acesso ao pavimento superior é marcada por uma circulação que respeita a intimidade dos espaços íntimos, enquanto outra conecta o pavimento intermediário ao inferior.

Academia e a sala íntima, localizadas abaixo da via de acesso, oferecem privacidade e descontração.

Reaproveitamento de Elementos Originais

O projeto resgata elementos da construção original, como as aberturas para a paisagem, utilizando muxarabi original nas novas fenestrações.

Cité com paisagem e identidade na Casa Terra / Fotografia Dani Leite / Mateus Fragoso/ Celso Rayol

O guarda-corpo do terraço superior é uma homenagem ao passado, incorporando jardineiras suspensas que trazem a vegetação para dentro da residência.

Identidade nos Detalhes e na Escolha dos Revestimentos

A escolha dos revestimentos na Casa Terra é uma busca por identidade. O reuso do piso de tábua-corrida da fazenda da família no pavimento térreo e o piso de concreto queimado nos espaços comuns evocam a conexão interiorana dos moradores.

Cité com paisagem e identidade na Casa Terra / Fotografia Dani Leite / Mateus Fragoso/ Celso Rayol

Cada detalhe, desde os frames em avanço das janelas até o design do número da casa inspirado em uma bicicleta, reflete a personalização e o cuidado na criação desta morada singular.

A Casa Terra, com sua abordagem única e personalizada, representa um retorno à arquitetura-do-artesão.

Cité com paisagem e identidade na Casa Terra / Fotografia Dani Leite / Mateus Fragoso/ Celso Rayol

Cada elemento, cuidadosamente projetado e adaptado, contribui para uma residência que se mantém em perfeita sintonia com a memória e os desejos de seus moradores.

Ficha:
Autores: Celso Rayol, Fernando Costa (Cité Arquitetura) e Mauro Nogueira
Coordenadores de projeto: Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy, André Caterina, Vanessa Moreira
Equipe: Mateus Fragoso, Mateus Keiper, Eduarda Volschan, Júlia de Queiroz, Leonardo Milano, Nicholas Manso
Construção: Alcance Engenharia
Área: 433,29 m²
Ano: 2021
Local: Rio de Janeiro, RJ
Fotografia: Dani Leite / @danileitefoto, Mateus Fragoso e Celso Rayol / @celsorayol

Contato:
Cité Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12246/cite-arquitetura/
https://www.citearquitetura.com.br/


Referências — Arquitetura Residencial; Design de Interiores; Projeto Arquitetônico; Casa Sustentável; Cité Arquitetura; Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Paisagismo Integrado; Memória Arquitetônica; Reaproveitamento de Elementos; Declividade do Terreno; Vistas Panorâmicas; Construção Original; Topografia do Terreno; Arquitetura Integrada à Natureza; Privacidade Residencial; Circulação Vertical; Pátio Coberto; Sustentabilidade na Arquitetura; Muxarabi na Arquitetura; Guarda-Corpo com Jardineiras; Personalização Residencial; Identidade na Arquitetura; Revestimentos Sustentáveis; Iluminação Zenital; Cisterna para Reuso de Água da Chuva; Arquitetura do Artesão; Casa Terra Rio de Janeiro; Vistas Indevassadas; Aproveitamento da Luz Solar; Exuberância Vegetal; Espaços de Uso Comum; Programa Arquitetônico; Arquitetura Moderna; Família na Arquitetura; Sala Íntima; Varandas Integradas; Piso de Tábua-Corrida; Piso de Concreto Queimado; Frames em Avanço;  janela saliente; Ciclismo e Arquitetura; Detalhes Arquitetônicos; Arquitetura Contemporânea; Estudo de Insolação; Arquitetura Residencial de Luxo; Exercício com Privacidade; Desenho de Escadas; Arquitetura e Identidade Local; Fachada Voltada para o Norte; Arquitetura de Residências Familiares;