Certificação AQUA-HQE uma nova era para construções sustentáveis em 2024

Nova geração AQUA-HQE para 2024

Empreendimento em construção “Neo Brooklin” da Tegra

Uma nova geração da certificação AQUA-HQE pela Fundação Vanzolini em 2024 visa reforçar o compromisso com a sustentabilidade, estabelecendo macros requisitos relacionados à qualidade de vida, meio ambiente, desempenho econômico, gestão e governança. A certificação se alinha aos ODS e considera o ciclo de vida das construções.


A Fundação Vanzolini, referência em certificação no Brasil, revelou a atualização significativa da certificação AQUA-HQE, reforçando seu compromisso com construções sustentáveis.

Uma nova logomarca e os requisitos técnicos revisados foram apresentados em um evento marcante, com destaque para as inovações que orientarão o setor a partir de março de 2024.

Convergência Internacional AQUA-HQE e Certivéa

A AQUA-HQE, uma adaptação brasileira da renomada certificação francesa HQE, solidifica seu lugar na rede internacional Certivéa e Cerqual.

Cosmin Cotora, diretor de Desenvolvimento Internacional da Certivéa, trouxe insights valiosos sobre os novos referenciais técnicos HQE para 2024, destacando a posição de liderança do Brasil nesse cenário global.

Compromissos Estratégicos para Desempenho Sustentável

A nova geração normativa da AQUA-HQE estabelece quatro macro compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Qualidade de Vida, Respeito ao Meio Ambiente, Desempenho Econômico e Gestão e Governança serão os pilares fundamentais, guiando a certificação por requisitos específicos para cada função da edificação.

• Qualidade de Vida — Espaços mais seguros e saudáveis.
• Respeito ao Meio Ambiente — Uso racional de recursos naturais e energia.
• Desempenho Econômico — Melhoria do valor patrimonial, financeiro e de uso.
• Gestão e Governança — Organização adaptada aos objetivos da qualidade, desempenho e diálogo.

Transição e Continuidade

A implementação da nova certificação AQUA-HQE está programada para março de 2024.

Entretanto, a versão atual continuará vigente até esse período, permitindo que empreendimentos iniciados nesse intervalo sigam com os requisitos em vigor.

Detalhes sobre a transição serão delineados nas Regras de Certificação, oferecendo clareza aos stakeholders do setor.

Design Inovador da Identidade Visual da AQUA-HQE

A nova logomarca da AQUA-HQE representa um avanço visual, colocando pessoas no centro de uma edificação.

Essa representação simboliza o impacto humanístico da construção sustentável na sociedade, destacando a harmonia entre pessoas, edificações e meio ambiente.

Variações do selo por tipo de projeto e nível foram desenvolvidas para uma identidade visual completa.

Perspectivas e Evolução como Percepções do Evento

A plateia, composta por representantes de incorporadoras, executivos do mercado financeiro, arquitetos, engenheiros, e acadêmicos, absorveu as apresentações de Fernando Tobal Berssaneti, Diretor de Certificação da Fundação Vanzolini, e Felipe Queiroz Coelho, Coordenador Técnico da Certificação.

Coelho enfatizou a tendência de avaliar o ciclo de vida das construções e a introdução de critérios dinâmicos de gestão e governança conforme padrões ISO.

Rumo à Sustentabilidade Global

A certificação AQUA-HQE reafirma seu compromisso com a excelência ambiental e destaca o papel proeminente do Brasil nesse cenário.

A nova era da certificação promete uma abordagem mais abrangente, considerando o ciclo de vida das construções e incentivando práticas sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O futuro das construções sustentáveis no Brasil está mais sólido do que nunca.

Serviço:
AQUA-HQE
https://vanzolini.org.br/certificacao/sustentabilidade-certificacao/aqua-hqe/

Contato:
Fundação Vanzolini
(11) 3913-7100
https://vanzolini.org.br/

 


Referência: Certificação AQUA-HQE; Construções sustentáveis; Logomarca AQUA-HQE; Requisitos técnicos HQE; Fundação Vanzolini; Certivéa e Cerqual; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Desempenho sustentável; Cosmin Cotora; Certificação francesa HQE; Normativa AQUA-HQE; Macro compromissos sustentáveis; Chancela brasileira AQUA; Sustentabilidade ambiental; Planejamento urbano sustentável; Infraestruturas sustentáveis; ISO (International Organization for Standardization); Regras de Certificação AQUA-HQE; Ciclo de vida das construções; Valor patrimonial e financeiro; Gestão e governança em construções; Incorporadoras e construtoras; Mercado financeiro imobiliário; Arquitetura sustentável; Engenharia sustentável; Certificações ambientais; Avaliação de construções; Planejamento de infraestrutura sustentável; Desenvolvimento urbano; Certificação internacional para construções;