O TID é uma abordagem de design que visa criar espaços físicos que promovam a segurança, o bem-estar e a cura 

• Trauma-Informed Design (TID)

O Trauma-Informed Design (TID) visa projetar espaços físicos que comuniquem segurança e promovam relacionamentos de apoio. É um processo que acrescenta às decisões de design o viés das necessidades pessoais daqueles que ocuparão o espaço. O TID melhora o processo e os resultados sem aumentar custos. É composto por quatro fases: Definição da Visão, Pesquisa Pré-Ocupação, Design/ Colaboração/ Aprimoramento e Pesquisa Pós-Ocupação.


Integra os princípios do cuidado informado sobre o trauma, conforme estabelecido originalmente pela Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA).

O objetivo é criar espaços físicos que comuniquem segurança e promovam relacionamentos de apoio, em vez de simbolizar a falta de dignidade e agência, encorajando a retraumatização. O TID é um processo que acrescenta o viés da necessidade pessoal no desenho dos espaços.

A abordagem TID pode melhorar o processo de tomada de decisão de design e, em última análise, os resultados dos residentes, sem aumentar o custo ou a complexidade de um edifício.

O processo de design TID é composto por quatro fases:

• Definição da Visão: A primeira etapa para qualquer projeto é garantir que a equipe de desenvolvimento de habitação entenda as prioridades e objetivos do desenvolvimento, quem eles antecipam que ocupará o prédio e o contexto ambiental/cultural da comunidade do prédio.

Além disso, a equipe deve estar comprometida com um processo de design informado sobre o trauma.

• Pesquisa Pré-Ocupação: A próxima fase de um processo TID envolve a realização de pesquisas que priorizam as vozes daqueles com experiência vivida, para podermos garantir que essas vozes e experiências orientem o design.

• Design/Colaboração/Aprimoramento: A equipe de arquitetura/design liderará esta fase do processo, considerando as necessidades e experiências vividas daqueles que existirão no edifício e elementos de design específicos que podem responder a essas necessidades e criar um ambiente para prosperar.

• Pesquisa Pós-Ocupação: A última fase do processo TID envolve a realização de pesquisas pós-ocupação para avaliar a eficácia do design.
O manual de design informado sobre o trauma da Shopworks Architecture fornece uma visão geral de cada uma das fases do processo TID. O manual também fornece ferramentas e técnicas para projetar ambientes de cura para diversos grupos.

 

Serviço:
Trauma Informed Design Manual 2021
https://shopworksarc.com/wp-content/uploads/2021/10/TID-Four-Phase-Process-Manual.pdf

Collaborative design
shopworksarc.com

Contato:
https://traumainformeddesign.org/