Galeria Raquel Arnaud Apresenta “O Dorso do Tigre”, de João Trevisan, Uma Jornada Artística na Exploração do Espaço, Luminosidade e Colorimetria

João Trevisan na Galeria Raquel Arnaud

A Galeria Raquel Arnaud tem o prazer de apresentar a exposição “O Dorso do Tigre” de João Trevisan, um renomado artista brasiliense cujo trabalho aborda a exploração do espaço, luminosidade e colorimetria.

Sob a curadoria de Mateus Nunes, esta exposição nos convida a mergulhar em momentos de reflexão e tranquilidade, proporcionando uma pausa no agitado mundo contemporâneo por meio de obras de arte que destacam elementos técnicos da arquitetura e decoração.

A Exposição

A mostra reúne aproximadamente 40 produções pictóricas inéditas, divididas em quatro grupos distintos, cuidadosamente distribuídos pelos dois pisos da galeria:

Intervalos

Neste grupo, João Trevisan nos convida a explorar o espaço entre as formas e a luz. Cada obra é o resultado de um meticuloso processo de criação que dura cerca de três meses, com sucessivas camadas de tinta adicionadas à superfície.

João Trevisan na Galeria Raquel Arnaud / Fotografia João Trevisan/Galeria Raquel Arnaud

Isso inaugura noções de profundidade e velatura cromática, onde as cores ora se revelam, ora se ocultam.

Intersecções

As obras deste grupo representam a intersecção de diferentes elementos estéticos e filosóficos.

João Trevisan na Galeria Raquel Arnaud / Fotografia João Trevisan/Galeria Raquel Arnaud

A influência de sua formação em Geografia e Direito, combinada com sua exploração das ferrovias de Brasília, resulta em peças que exploram a noção de espaço e as interseções da vida.

Paisagens

A série “Paisagens” retrata as montanhas de Minas Gerais, sempre com um lago no centro. Cada obra é uma homenagem à ligação com a família e às viagens que marcaram sua infância. As pinturas expressam acolhimento e a busca por serenidade, especialmente após a perda de seu pai para a Covid-19.

Monocromos

Neste grupo, João Trevisan explora o uso do branco e do preto para criar efeitos visuais impressionantes, desafiando a percepção dos espectadores.

João Trevisan na Galeria Raquel Arnaud / Fotografia João Trevisan/Galeria Raquel Arnaud

A busca por simplicidade e serenidade é evidente, mantendo-se fiel à sua influência minimalista e ao abstracionismo geométrico.

“O Dorso do Tigre” como Metáfora

O título enigmático da exposição, “O Dorso do Tigre”, é uma referência à obra literária do paraense Benedito Nunes. O curador, Mateus Nunes, destaca a metáfora subjacente: todos estamos “sobre o dorso do tigre”. Este animal, com base e aparência sólidas, possui uma área dorsal ondulante, representando o constante movimento e transformação da vida.

A Influência do Artista

João Trevisan traz uma variedade de influências para suas obras, incluindo sua formação em Geografia e Direito, bem como os ensinamentos budistas. Essas influências se combinam com suas experiências nas ferrovias de Brasília e vivências de campo, enriquecendo sua abordagem artística. Seu trabalho carrega a essência do “caminhar para desbravar.”

Explorando a Luminosidade e a Cor

Uma das características distintivas das obras de Trevisan é a pesquisa minuciosa sobre luminosidade. Ele explora como a luz é uma matéria em si e como os volumes da pintura se tornam uma matéria que se relaciona com a luz, impactando a experiência do espectador.

A Técnica por Trás da Arte

Cada tela de João Trevisan é produzida com um processo que dura cerca de três meses, com camadas de tinta sobrepostas para criar a textura desejada. Essa abordagem inovadora dá vida a novas dimensões de profundidade e colorimetria, onde as cores interagem de maneira única.

A Essência do Tempo e da Produção

“O trabalho de João é muito atento a uma tradição da história da arte, muito ligado à fatura, mas há também a subjetividade”, observa o curador Mateus Nunes. A influência do budismo é evidente na sensibilidade de João para prestar atenção no tempo da produção, respeitando os ritmos naturais.

Sobre João Trevisan

João Trevisan é um artista multifacetado que transita entre a escultura, pintura, desenho, desempenho e vídeo.

Sua abordagem escultórica usa materiais coletados nas linhas férreas de Brasília, como parafusos, placas e dormentes de madeira, para criar obras que exploram tensões, peso, equilíbrio e corpo.

Suas pinturas também incorporam camadas de tinta para criar texturas complexas e efeitos visuais únicos.

Sobre Mateus Nunes

Mateus Nunes, o curador desta exposição, é um renomado pesquisador e professor de História da Arte. Com seu doutorado em História da Arte pela Universidade de Lisboa e um pós-doutorado na USP, ele traz uma perspectiva única para a curadoria desta exposição.

A exposição “O Dorso do Tigre” é uma oportunidade única para apreciar o trabalho de João Trevisan e sua exploração técnica de espaço, luminosidade e colorimetria. As obras deste artista minimalista nos convidam a refletir sobre a constante transformação da vida enquanto encontramos tranquilidade e beleza em meio ao caos contemporâneo.

Serviço:
O Dorso do Tigre, de João Trevisan
Local: Galeria Raquel Arnaud. Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena, São Paulo – SP.
Abertura: 11 de novembro, sábado, das 11h às 15h
Período expositivo: 11 de novembro de 2023 a 9 fevereiro de 2024
Horários de visitação: segunda a sexta, das 11h às 19h | sábado, das 11h às 15h
Entrada gratuita.

Contato:
Galeria Raquel Arnaud
(11) 3083-6322
https://raquelarnaud.com/

 


Tópicos: Galeria Raquel Arnaud; João Trevisan; Exposição de Arte; Espaço e Luminosidade; Abstracionismo Geométrico; Minimalismo Artístico; O Dorso do Tigre; Arte Brasiliense; Técnica de Pintura; Metáfora na Arte; Influências Budistas; Luminosidade e Cor; Técnica de Produção; Arte Multifacetada; História da Arte; Curadoria de Exposições;