Reforma do apartamento de 187 m², pelo arquiteto Pietro Terlizzi, destaca a cozinha como um dos principais ambientes da área social

Protagonismo da cozinha de Pietro Terlizzi

Com arquitetura de interiores assinada pelo arquiteto Pietro Terlizzi, o apartamento localizado na Vila Romana, zona oeste da capital paulista, passou por uma reforma que destacou a cozinha como um dos principais ambientes da área social.

A proposta do projeto foi criar uma distribuição inteligente dos cômodos, para atender às expectativas dos proprietários e promover uma estética sofisticada.

Uma área social muito generosa

O projeto focou-se em soluções detalhadamente pensadas para proporcionar uma área social generosa e bem explorada. A marcenaria e os móveis soltos exibem formas delicadas e modernas, contribuindo para uma atmosfera contemporânea e atemporal.
A paleta cromática escolhida destaca a neutralidade da madeira, combinada com nuances de cinza e azul.

Uma cozinha ampla e funcional

A cozinha foi ampliada ao avançar pela varanda original do imóvel. A bancada em neolith envolve o fogão e oferece um espaço generoso para o manuseio de alimentos e equipamentos de cozinha.

Protagonismo da cozinha de Pietro Terlizzi

A marcenaria foi cuidadosamente projetada, com amplos armários na parte inferior da bancada e uma estrutura que envolve a geladeira e a torre quente.

A circulação fluida convida as pessoas a desfrutarem do agradável clima da cozinha. Além disso, o layout inclui uma sala de almoço com uma mesa que parte do grande nicho central dos armários, além de uma cristaleira impressionante.

Sala-Living espaçosa e confortável

O sofá-ilha desempenha um papel fundamental na divisão e exploração da sala em dois momentos distintos. De um lado, temos um living voltado para a convivência e o prazer de receber convidados.

Do outro lado, a face do móvel é voltada para uma marcenaria que ocupa toda a parede com raque, painel de TV e nichos que abrigam uma seleção criteriosa de objetos decorativos e uma adega climatizada.

Tapetes lisos e listrados delimitam visualmente cada espaço.

Sala de jantar com toque de naturalidade

Na sala de jantar, o destaque fica por conta do mobiliário com um toque amadeirado leve. A generosa mesa de madeira é acompanhada por oito cadeiras que ressaltam a naturalidade da palhinha utilizada no encosto.

Próximo à entrada, um banco de madeira com nichos e baú acomoda os sapatos, enquanto um gracioso painel com penduradores adiciona charme ao espaço, que guarda os itens pessoais dos moradores e visitantes.

Varanda gourmet para momentos especiais

O apartamento conta com duas varandas, sendo uma delas destinada à varanda gourmet. A bancada em formato de “L”, complementada por uma marcenaria otimizada, abriga a churrasqueira, a pia e uma área de suporte e manuseio dos alimentos.

O piso de cerâmica lepri e o estilo da mesa com as cadeiras conferem um clima mais campestre ao ambiente. As portas de correr permitem que os moradores decidam se desejam manter a varanda fechada ou aberta, proporcionando uma circulação fluida entre os espaços.

Dormitório do casal com harmonia de elementos

No dormitório do casal, Pietro Terlizzi trabalhou com a harmonia de elementos distintos. A marcenaria se mescla ao estofado da cabeceira, enquanto a parede em formato de “L” combina a estética do tijolinho branco com uma faixa superior de visual de cimento queimado.

A esquadria recebeu um envelopamento de madeira, criando uma barreira extra contra o frio.

Banheiro do casal com conforto em destaque

O banheiro do casal, com dimensões generosas, evidencia a atenção dada ao conforto. Além das duas cubas embutidas na espaçosa bancada, o box piso-teto convida ao relaxamento e ao bem-estar térmico, especialmente nos dias mais frios, pois retém o vapor.

Quarto infantil versátil e acolhedor

O quarto infantil segue uma paleta de cores em tons pastel, presente nas paredes e nos detalhes dos móveis, como a bancada de estudos. Próximo à cama, a marcenaria com nichos guarda os brinquedos da criança, mas também está pronta para receber novos livros e objetos que reflitam seus gostos e crescimento.

Quarto de hóspedes com espaço para trabalho

O quarto de hóspedes foi projetado para ser versátil e atender às necessidades da rotina familiar. Além de servir como quarto de hóspedes, o espaço também funciona como home office, oferecendo amplo espaço para o casal trabalhar junto.

A marcenaria do guarda-roupa se estende até a base da mesa, que conta com nichos suspensos de serralheria para armazenamento. Um sofá-cama no recuo do dormitório oferece acomodação para visitantes.

Com uma distribuição inteligente dos ambientes e uma estética sofisticada, o apartamento de 187 m² assinado pelo arquiteto Pietro Terlizzi destaca-se pela cozinha ampla e funcional, além de oferecer espaços generosos e confortáveis para a convivência social.

O projeto do arquiteto Pietro Terlizzi é um exemplo de como é possível criar um espaço elegante e funcional com um orçamento limitado. A utilização de materiais naturais, como madeira e tijolinho, e a atenção aos detalhes criaram um ambiente aconchegante e convidativo.

 

Destaques:

• Com uma generosa bancada de pedra, que se estendeu ao longo de 7 m, a integração entre a cozinha e a varanda se tornou um convite à vivência cotidiana e momentos especiais.
• Alinhada ao fechamento de vidro do imóvel, uma pequena horta garante ervas naturais e frescas durante a cocção dos pratos.
• Uma perfeita união entre beleza e funcionalidade marca a presença da cozinha.
• Com uma generosa bancada de pedra, que se estendeu ao longo de 7 m, a integração entre a cozinha e a varanda se tornou um convite à vivência cotidiana e momentos especiais.
• Alinhada ao fechamento de vidro do imóvel, uma pequena horta garante ervas naturais e frescas durante a cocção dos pratos.
• A expansão da cozinha aconteceu pela área onde estava uma das varandas do apartamento. O envidraçamento enriquece o ambiente com a iluminação natural por todo o dia.
• Com a integração dos ambientes, a cozinha incluiu a sala de almoço que se destaca com as cadeiras azuis (e costas amarelas) do designer Fernando Jaeger.
• Inclusão de um armário-cristaleira que organiza e expõe acervo de taças e outros itens da casa. O destaque dela se dá na parte superior do móvel, onde foi incluído um fundo de vidro para se criar uma claraboia vertical com acesso de luz natural para o corredor que dá acesso aos dormitórios.
• Com o extenso fechamento de vidro que percorre a fachada do prédio, o apartamento é abundantemente inundado pela luz natural que abraça cada canto do apartamento em todos os momentos do dia.
• No projeto, a sala de estar é posicionada na parte central da ala social.
• Na sala de estar e TV, a mesa lateral Cecilia foi estratégica para ocultar a lateral do sofá-ilha e servir de apoio no projeto de interiores.
• Uma porta diagonal composta por serralheria e vidro possibilitou uma otimização e um ganho maior de espaço para a sala de almoço na própria cozinha, tornando-a linear e generosa.
• O acesso da cozinha para a sala de jantar trouxe personalidade e profundidade ao espaço, a atmosfera acolhedora é representada pela leveza do amadeirado claro. Evidente desde a tonalidade do piso até o efeito ripado no forro – que oculta o ar-condicionado -, bem como a brasilidade da palhinha, que reveste o encosto das 8 posições de cadeira.

Contato:
Pietro Terlizzi Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28082/pietro-terlizzi-arquitetura/
https://pietroterlizzi.com.br/

 

Palavras-chave: Pietro Terlizzi; Vila Romana; São Paulo; SP; arquitetura; interiores; reforma; apartamento de 187 m²; cozinha gourmet; decoração contemporânea; marcenaria; móveis soltos; paleta cromática; sofá-ilha; sala de estar; sala de jantar; varanda gourmet; quarto do casal; banheiro do casal; quarto da filha; quarto de hóspedes; home office; nichos; serralheria; tijolo; madeira; cimento queimado; armário de rodinhas; sofá-cama; aconchegante; convidativo; elegante; funcional; orçamento limitado; materiais naturais; atenção aos detalhes;