Com intervenção arquitetônica do escritório Biselli Katchborian, 10 anos após a inauguração da primeira fase, o SEHAB Heliópolis recebe novo bloco com 221 Apartamentos e pátios internos

Novo Bloco SEHAB Heliópolis pelo Biselli Katchborian

A jornada arquitetônica da Gleba G no Conjunto Habitacional Heliópolis, sob a assinatura do escritório Biselli Katchborian, liderado pelos arquitetos Artur Katchborian e Mario Biselli, iniciou-se em 2009/2010 com um projeto de intervenção.

Novo Bloco SEHAB Heliópolis pelo Biselli Katchborian

Este projeto culminou em um novo marco neste ano, com a inauguração de um novo bloco residencial. Esta expansão marca a continuação do Programa de Reurbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Habitação.

Ampliando com Respeito à História

Apesar de uma década de intervalo entre a inauguração da primeira fase e a adição deste novo bloco, a execução do planejamento transcorreu com eficiência, com apenas ajustes pontuais em materiais.

Novo Bloco SEHAB Heliópolis pelo Biselli Katchborian

Com a adição de 221 novos apartamentos em cinco pavimentos, o desafio de densificação foi enfrentado sem recorrer à verticalização.

A solução encontrada abraçou o desnível da rua adjacente, concebendo andares térreos para cada edifício, seguindo as variações do terreno.

Harmonia e Integração com o Entorno

Esta solução permitiu que os edifícios se alinhassem ao passeio, formando dois generosos pátios internos. Treliças imponentes conectam os prédios, enquanto portais marcantes orientam o acesso aos pátios.

Novo Bloco SEHAB Heliópolis pelo Biselli Katchborian

O uso de uma paleta cromática consistente auxilia na percepção do conjunto como torres distintas, entrelaçadas em uma composição coerente.

Esta abordagem também reforça a importância dos espaços de convívio e áreas de lazer compartilhadas, fomentando atividades variadas.

Atenção à Inclusão e Versatilidade

As novas unidades, voltadas para pessoas com deficiência, oferecem cerca de 50 m² cada uma, caracterizando-se por ambientes versáteis, bem iluminados e ventilados.

A inclusão de varandas nas áreas das salas, uma característica incomum em habitações de interesse social, proporciona um toque de sofisticação e interação com o exterior.

Elementos Arquitetônicos e Sustentabilidade

Os elementos arquitetônicos predominantes abrangem caixilhos de alumínio, alvenaria em blocos estruturais revestidos e pintados, e estruturas metálicas que conectam os edifícios por meio de passarelas nos térreos.

Novo Bloco SEHAB Heliópolis pelo Biselli Katchborian

Este projeto engenhoso foca na eficiência solar e na ventilação natural, sem recorrer a soluções tecnológicas de automação. Os pátios do térreo, cuidadosamente configurados, equilibram a entrada de luz com a proteção contra raios solares diretos, proporcionando um ambiente ameno e agradável.

Paisagismo como Elemento de Qualidade

O paisagismo desempenha um papel fundamental nos pátios, combinando grafismo, geometria e materialidade. A simplicidade do design é meticulosamente equilibrada, permitindo a transição harmoniosa entre áreas pavimentadas e espaços verdes.
Esta abordagem oferece possibilidades diversificadas para momentos de contemplação e atividades de lazer, contribuindo para uma experiência de vida com qualidade.

O novo bloco do Conjunto Habitacional Heliópolis, resultado de uma década de planejamento e execução meticulosa, redefine a paisagem arquitetônica da região, refletindo a integração social e a qualidade de vida para seus moradores.

Ficha
Conjunto Habitacional Heliópolis Gleba G – Fase 2
Arquitetura: Biselli Katchborian Arquitetos Associados
Arquitetos responsáveis: Mario Biselli e Artur Katchborian
Equipe de projeto: Melina Giannoni de Araujo (Coordenadora), Adriana Godoy, André Biselli Sauaia, Cássio Oba Osanai, Guilherme Filocomo, Luiza Monserrat, Marcelo Santos Checchia, Maria Fernanda Vita, Priscila Dianese, Vinicius Figueiredo, Ana Carolina Ferreira Mendes, Carla Gotardello, Hugo Rossini
Início de Projeto: 2011
Ano de conclusão: 2023
Localização: São Paulo, SP
Área do terreno: 5.099,10 m²
Área construída: 16.822,94 m²
Construção: Simétrica
Estrutura: Steng Engenharia de Projetos
Instalações: DMA Engenharia
Geotecnia: GEObrAX
Fotografia Nelson Kon

Fornecedores
Arpa (caixilhos)
M2TS Portas @m2tsportas
Planmetal (passarela metálica)
Reyfa (instalações elétricas e hidráulicas)

Contato:
Biselli Katchborian Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/12227/biselli-katchborian-arquitetos/
http://www.bkweb.com.br

 

Palavras-chave — SEHAB Heliópolis; Bloco residencial; Biselli Katchborian; Programa de Reurbanização de Favelas; Projeto de intervenção; Conjunto Habitacional Heliópolis; Novo bloco; arquitetura; densificação; pátios internos; apartamentos; design arquitetônico; inclusão; sustentabilidade; eficiência solar; ventilação natural; paisagismo; qualidade de vida; comunidade; Secretaria de Habitação; Integração social; inauguração; projeto cromático; espaços verdes; varandas; espaços de convívio; pátios de lazer; desnível da rua; acessibilidade; planejamento arquitetônico.