A Galeria Lume apresenta a exposição individual “Enredo Imaginário” do artista Luiz Hermano, com abertura marcada para o dia 19 de agosto, em São Paulo

Enredo Imaginário de Luiz Hermano na Lume

Num mergulho profundo na mente criativa do artista, a exposição revisita a essência do caos ordenado. Explora a conexão entre eventos na esfera do tempo, e revela um universo onde o acaso é apenas uma ilusão.

Traços de Infância: Preaoca e o DNA Criativo

Originário da pequena Preaoca, município de Cascavel, no Ceará, Luiz Hermano traz consigo as memórias da infância, onde o ato de criar se manifestava por objetos e materiais inusitados.

Ao ressignificar a matéria desde cedo, ele lança as bases para sua carreira artística futura. A exposição “Enredo Imaginário” se conecta a essa essência, retratando uma jornada que vai além da técnica e mergulha na alma do artista.

O Caos Transformado em Forma: A Lei Universal do Enredo

No coração de “Enredo Imaginário” está a noção de que cada acontecimento se conecta ao próximo através da lei universal de causa e efeito.

Luiz Hermano adota essa perspectiva, revelando um mundo onde fios herméticos invisíveis entrelaçam cada peça do quebra-cabeça da existência. A linha, apresentada como objeto central, é a força criativa que guia sua obra, desafiando o acaso e dando origem a uma nova realidade.

A Tridimensionalidade do Caos: Ressignificação da Matéria

Com a guia curatorial do renomado Theo Monteiro, Luiz Hermano mergulha em sua produção dos anos 90, trazendo à vida as linhas de seus desenhos em formas tridimensionais.

Os fios de cobre, outrora meras representações em papel, agora ganham vida, dançando no espaço e desafiando a gravidade. Essa ressignificação da matéria é uma constante em sua carreira, um testemunho de sua habilidade de dar vida a objetos inanimados.

Convite à Imaginação do Visitante

“Enredo Imaginário” transcende a mera exposição e se torna uma experiência interativa. Luiz Hermano convida os espectadores a mergulharem em seu mundo onírico, a enxergarem os traços que ora se manifestam como figuras reconhecíveis, ora como formas orgânicas abstratas.

A exposição atua como um espelho da mente do artista, permitindo que cada visitante crie suas próprias histórias e interpretações, em um diálogo silencioso com as obras expostas.

Costurando Universos Num Ciclo Infinito de Criação

Luiz Hermano não apenas cria, ele costura universos. O lúdico e o inusitado se entrelaçam, dançando em uma coreografia de loucura lúcida.

“Enredo Imaginário” é a celebração dessa coreografia, uma ode à criação contínua, à recuperação e à perda. Cada linha espiralada é uma narrativa, uma jornada que nos envolve em um ciclo sem fim de renovação artística.

A exposição “Enredo Imaginário” de Luiz Hermano promete transcender o espaço expositivo e mergulhar os visitantes em um mundo onde o caos se converte em formas e onde o acaso encontra propósito.

A Galeria Lume agendou a abertura no dia 19 de agosto, em São Paulo, para testemunhar a ressonância visual do princípio de causa e efeito. Um convite para explorar o “Enredo Imaginário” que nos une.

Luiz Hermano /Preaoca, 1954. Vive e trabalha em São Paulo

Luiz Hermano Façanha Farias estuda filosofia em Fortaleza no início dos anos 1970 e, desde sempre, desenha.

No início, sem acesso a tintas profissionais, pintava com café. Em 1979, frequenta aulas de gravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

No mesmo ano, transfere-se para São Paulo e a convite de Pietro Maria Bardi, realiza a mostra Desenhos, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

Em 1980 edita o álbum de gravuras intitulado O Universo. Em 1984, ao receber o Prêmio Chandon, viaja para Paris, onde realiza exposição individual na Galeria Debret.

Participa da 5ª Bienal Internacional de Seul (1983), e da 2ª Bienal Pan-Americana de Havana (1986). Na década de 1980, dedica-se, sobretudo, à pintura.

Nos anos 90, desenvolve obras tridimensionais utilizando materiais diversos, como cabaças naturais, fios de cobre, arame, capacitores eletrônicos, ligas de bronze, alumínio, peças de acrílico e vários tipos de peças industrializadas, deslocadas do cotidiano.

Em 1987 expõe pinturas na 19ª Bienal Internacional de São Paulo e esculturas na 21ª edição do evento, em 1991. Em 2005, participa da exposição Discover Brazil, no Ludwig Museum, Koblenz, Alemanha.

Em 2008, realiza a exposição Templo do Corpo, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, sendo nesta ocasião publicado o livro: Luiz Hermano.

A monumentalidade, na obra de Luiz Hermano, se apresenta em diversos espaços públicos. Em São Paulo, nos jardins do Museu de Arte Contemporânea da USP, Cidade Universitária; no metrô Estação República, nos jardins do Museu de Arte Moderna de São Paulo e em Recife, Pernambuco, a obra Mandacaru, medindo 7 metros, encontra-se exposta no Museu Cais do Sertão.

O artista divide seu tempo entre o ateliê e o mundo, como escreve Katia Canton: As viagens são formas de reivindicar territórios, consagrando ao artista um reservatório cada vez mais denso de experiências de mundo.

Paisagens, templos, histórias de gente e de coisas vistas no caminho, tudo se acumula na espessura de um novo trabalho.

Serviço:
Enredo Imaginário
Texto crítico: Theo Monteiro
Galeria Lume
Abertura: 19 de agosto, sábado, das 11h às 17h
Período expositivo: 19 de agosto de 2023 a 07 de outubro de 2023
Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h
Rua Gumercindo Saraiva, 54
Jardim Europa, São Paulo – SP
Entrada gratuita

Contato
Galeria Lume
(11) 4883–0351
https://galerialume.com

 

Palavras-chave — Galeria Lume; Enredo Imaginário; Luiz Hermano; exposição individual; arte tridimensional; linhas de trabalho; ressignificação da matéria; caos criativo; Universo onírico; observação interativa; criação artística; coreografia de loucura; renovação contínua; São Paulo; Abertura em agosto; arte contemporânea; conceito de causa e efeito; DNA criativo; cascavel, Ceará; experiência imersiva.