No dia 9 de agosto 2023, comemorando o Mês do Patrimônio Cultural no Brasil, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo promove o III Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural CAU/SP

CAU/SP vai debater patrimônio cultural

Detalhe de fachada na Vila Itororó, na zona central da capital paulista

Programação da atividade, prevê série de visitas técnicas a edifícios reconhecidos como patrimônio cultural em São Paulo, além de discutir temas como documentação, acervo e memória, entre outras pautas.

Evento que visa debater temas relacionados ao patrimônio cultural: aplicação da Assistência Técnica neste campo, prática do canteiro de obras com técnicas tradicionais, ensino e formação, documentação, acervo e memória, estudos de caso em restauro e conservação, e orientação profissional para projetos e obras de restauro.

O encontro tem entrada franca e aberto a quaisquer profissionais de arquitetura ou cidadãos interessados, mediante inscrição prévia.

Ele reunirá, em seus painéis de debatedores, especialistas e representantes do CAU/BR e de outros Conselhos regionais, além de entidades e organizações da sociedade civil que receberam apoio por meio de parceria de fomento.

Mesas-redondas

O III Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural CAU/SP contará com uma série de debates e apresentação de trabalhos.

Uma delas é a mesa-redonda “A importância do Canteiro no Ensino e Formação do Arquiteto na área do Patrimônio Cultural”, às 11h, com a exposição do projeto Canteiros Modelo, fruto de uma parceria do IPHAN com universidades.

Outro painel se debruçará sobre “O Projeto e Obra de Restauro e Conservação”, às 15h45, trazendo experiências de restauro apresentadas por especialistas de Pernambuco, São Paulo e Piracicaba.

Às 18h15, está previsto o lançamento do “Manual de Orientação Profissional — O Projeto e Obra de Restauro e Conservação”, publicação organizada pela Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/SP. A programação completa pode ser conferida no site do CAU/SP.

Visitas técnicas

O evento também prevê, entre os dias 10 e 31 de agosto, visitas técnicas a edifícios reconhecidos como patrimônio cultural na cidade de São Paulo. Um deles é a própria sede do CAU/SP no Centro Histórico da capital paulista, prédio centenário projetado pelo Escritório Ramos de Azevedo, além da Praça das Artes e do Teatro Municipal.

Vale ressaltar que o CAU/SP tem lançado periodicamente chamadas públicas para fomentar projetos na área de patrimônio, além da realização do Concurso Público Nacional para selecionar propostas para reforma da nova sede da autarquia.

Serviço
III Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural CAU/SP
Data: 9 de agosto de 2023
Horário: 8h30 às 19h
Local: Sede do CAU/SP (R. Quinze de Novembro, 194 — Centro Histórico — São Paulo/SP)
Inscrição: https://encurtador.com.br/mxKWX

Contato:
CAU/SP
(11) 3014–5900
https://www.causp.gov.br

 

Palavras-chave – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP); Evento sobre patrimônio cultural; III Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural CAU/SP; Temas do patrimônio cultural; Assistência Técnica no patrimônio cultural; Canteiro de obras com técnicas tradicionais; Ensino e formação no patrimônio cultural; Documentação, acervo e memória; Estudos de caso em restauro e conservação; Orientação profissional para projetos e obras de restauro; Mesas-redondas; A importância do Canteiro no Ensino e Formação do Arquiteto na área do Patrimônio Cultural; O Projeto e Obra de Restauro e Conservação; Lançamento do “Manual de Orientação Profissional – O Projeto e Obra de Restauro e Conservação”; Visitas técnicas; Sede do CAU/SP; Praça das Artes; Teatro Municipal; Chamada pública para projetos no patrimônio cultural; Concurso Público Nacional para reforma da nova sede do CAU/SP.