Ação “Obra&Arte” transforma resíduos da construção civil em soluções sustentáveis e design criativo

Design transformador de Fabrício Roncca

O projeto social “Obra&Arte” do Instituto A.Yoshii, em parceria com o arquiteto e urbanista Fabrício Roncca, promoverá soluções sustentáveis para os resíduos da construção civil por meio de abordagens criativas de design.

A iniciativa, que alcança sua terceira edição em Londrina (PR), envolve colaboradores da construtora na transformação de materiais não utilizados em obras em itens de decoração e mobiliário.

Ressignificando Resíduos com Foco no Design

A proposta do projeto surge da necessidade de encontrar alternativas para o aproveitamento dos materiais frequentemente encontrados nos canteiros de obras, como vergalhões de aço, pastilhas de vidro, madeirite e tubos de PVC.

O “Obra&Arte” se destaca ao viabilizar a confecção de pendentes, luminárias, mesas e objetos decorativos, por meio do engajamento dos colaboradores da construtora. Essa ação já possibilitou o reaproveitamento de toneladas de materiais que, de outra forma, seriam descartados.

Colaboração entre Instituto A.Yoshii e Fabrício Roncca

O arquiteto e urbanista, Fabrício Roncca, assume a responsabilidade de conduzir as oficinas do projeto Obra&Arte em Londrina.
Com mais de 20 anos de experiência em projetos de arquitetura, interiores e design de mobiliário, Roncca é formado pela Universidade Estadual de Londrina e acumula prêmios como o Ouro no A’design Award Italia (2019), Prata no A’design Award (2018), Prêmio Salão Design (2018) e Prêmio Museu da Casa Brasileira (2017). Seu conhecimento e experiência agregam valor ao processo criativo do projeto.

Design como Agente de Transformação

Para Fabrício Roncca, o design vai além da funcionalidade, envolvendo emoções, sensações e múltiplas perspectivas. Ele enfatiza a importância dos valores compartilhados, afirmando que o design pode influenciar, transformar e contribuir para a construção de um novo mundo.

As peças produzidas nas oficinas do projeto Obra&Arte serão posteriormente expostas em uma mostra de arte, destacando sua relevância como forma de expressão.

Capacitação e Voluntariado

A edição 2023 do “Obra&Arte” contou com a participação voluntária de aproximadamente 20 colaboradores da construtora. Antes do início das oficinas, a empresa promoveu um workshop com o intuito de apresentar conceitos básicos de design, bem como questões relacionadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

O cronograma da iniciativa inclui mais três oficinas para o ensino e a capacitação dos colaboradores envolvidos.

Ampliando Cultura e Arte

O projeto “Obra&Arte” representa uma oportunidade para ampliar a visão cultural e artística de todos os participantes. Além disso, ele proporciona uma experiência transformadora, permitindo o desenvolvimento de diversos talentos.

A construtora enfatiza seu compromisso em atuar como agente transformador, mantendo sempre o foco na integração e no desenvolvimento de suas equipes.

Promovendo Sustentabilidade e Criatividade na Construção Civil

O projeto “Obra&Arte” do Instituto A.Yoshii, em parceria com o arquiteto Fabrício Roncca, é uma iniciativa inovadora que busca soluções sustentáveis para os resíduos da construção civil por meio do design criativo.

Ao transformar materiais não utilizados em obras em objetos de decoração e mobiliário, o projeto promove a redução do desperdício e incentiva uma abordagem mais consciente em relação ao meio ambiente.

Além disso, o envolvimento dos colaboradores da construtora fortalece a cultura do reaproveitamento e estimula a criatividade no setor.

Com a terceira edição em andamento, o “Obra&Arte” destaca-se como uma importante plataforma de integração, capacitação e expressão artística, contribuindo para um futuro mais sustentável na indústria da construção civil.

Contatos:
Fabrício Roncca
https://arqbrasil.com.br/27505/fabricio-roncca/
http://www.roncca.com.br/pt/

Instituto A.Yoshii
(43) 3371-1000
https://www.institutoayoshii.org.br

 

Palavras-chave – Projeto social; Soluções sustentáveis; Resíduos da construção civil; Design; Instituto A.Yoshii; Terceira edição; Oficinas; Arquiteto e urbanista; Fabrício Roncca; Materiais não utilizados; Decoração; Mobiliário; Reaproveitamento; Descarte; Sustentabilidade; Colaboradores; Londrina (PR); Vergalhões de aço; Pastilhas de vidro; Madeirite; Tubos de PVC; Ressignificação; Confecção de pendentes; Luminárias; Mesas; Objetos de decoração; Presidente do Instituto A.Yoshii; Aparecido Siqueira; Workshop; Preservação do meio ambiente; Capacitação; Arte; Cultura; Voluntários; Visão cultural e artística; Exposição de arte; Design de mobiliário; Meio ambiente; Transformação; Desenvolvimento.