Em sua 5ª edição, o ENICS (Encontro Nacional de Inovação na Construção a Seco) vai mostrar na prática a agilidade e os benefícios da construção a seco

Construção a Seco em tempo real

A Construtora Steel Home, uma das empresas do grupo Steel Home, realizadora do evento, vai viabilizar a construção de uma casa térrea de 49 metros quadrados – com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda –, projetada pelo arquiteto Rogério Perez, em 36 horas.

Em apenas um dia e meio, engenheiros, arquiteto e construtores vão cumprir todas as etapas de construção de uma casa, do alicerce à decoração, além das instalações elétricas e hidráulicas.

Será uma ação inédita para mostrar aos visitantes do ENICS 2023 que quem opta pela construção a seco só tem a ganhar em matéria de agilidade e praticidade, entre outras vantagens que serão apresentadas ao longo da feira.

Na construção, será utilizada a tecnologia Steel Frame (sistema no qual o aço galvanizado é o principal elemento estrutural). Janelas de vidro, recuos providenciais e um jardim externo mostram ainda que, nem por conta do pouco tempo de construção, detalhes importantes são negligenciados.

Assim como o uso de materiais de diferentes texturas, que farão toda a diferença no acabamento final da casa, que será erguida dentro do pavilhão do Expo Center Norte, onde o evento acontece. Posteriormente, a casa será leiloada e desmontada.

“Nós, do Grupo Steel Home, nunca ficamos estagnados nos lugares confortáveis. Estamos sempre pensando em uma agenda para o futuro e queremos apresentar a inovação e a evolução no nosso mercado”, diz Caroline Siqueira, VP e sócia-fundadora do Grupo Steel Home.

“A construção civil é um dos setores que mais geram empregos no país, e não pode estar tão paralisada. É por isso que existe o ENICS: queremos tirar o setor de construção dessa inércia e oferecer melhorias”, garante Caroline.

Segundo estudo feito pela consultoria McKinsey – que avaliou 100 megaprojetos no país para identificar os gargalos que impedem a construção civil brasileira de alcançar níveis de produtividade semelhantes aos de países mais desenvolvidos –, o crescimento desse segmento depende de mais produtividade e recurso à tecnologia.

Em mais um ano, o ENICS engloba a cadeia construtiva mediante palestras interativas, e é uma excelente oportunidade para negócios e networkings.

Para atestar ainda mais o seu valor no mercado da construção a seco, o evento conta com o patrocínio das principais marcas do setor, como Kingspan, Knauf, Saint Gobain, Etex, CSN, Artefacto, Graytec, entre outras marcas, além de mais 16 empresas apoiadoras (confira no final deste release a lista completa de patrocinadores e apoiadores).

Como a principal fonte de informações do setor, o ENICS também vai promover palestras interativas com players em inovação, empreendedorismo e tecnologia (Roberto Justus, Thiago Nigro, Walter Longo, Paulo Vieira, Ana Paula Siebert e Natalia Beauty estão entre os nomes confirmados).

Palestras técnicas dadas por grandes nomes da construção à seco (Felipe Savassi, arquiteto da construção modular; Carlos Alves, engenheiro civil com 27 anos de experiência na construção a seco; Luiz Fernando Martinez (CSN), que vai discursar sobre “O Papel da Indústria na Construção a Seco”; Marilucy Rodrigues e Leandro Rodrigues, engenheiros que falam sobre patologias) e debates, com aprendizados que se estendem à prática.

Os profissionais também serão valorizados. Durante o evento, acontece a 3ª edição do Prêmio Nacional ENICS, que está dividido em 10 categorias dentro de dois principais grupos: Destaques do Ano (Obra do Ano; Fachada em LSF; Instalação de Forro Mineral; Realizações Artísticas) e Profissionais do Ano (Montador; Engenheiro; Arquiteto; Vendedor; Empreendedor; YouTuber).

Serviço:
ENICS 2023
Quando: 04 e 05 de maio.
Horário: das 9h às 19h.
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Av. Otto Baumgart, 1.000 – Vila Guilherme – São Paulo – SP.

Contatos:
Rogério Perez Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/26795/rogerio-perez-arquitetura/
https://www.rogerioperez.com.br/

Steel Home
(11) 3593-3659
https://construtorasteelhome.com.br/

5º ENICS
Encontro Nacional de Inovação na Construção a Seco
(11) 4479-9398 / (11) 945-157-593
https://enics.com.br/