Práxis Cênica Como Articulação de Visualidade – A Luz na Gênese do Espetáculo, Tese de Eduardo Augusto da Silva.Tudella

A Luz na Gênese do Espetáculo

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para o Doutorado em Artes Cênicas, no ano de 2013, com orientação do Prof. Dr. Ewald Hackler.

O objetivo da tese é investigar a práxis cênica como problema estético-visual, cuja origem se encontra, não apenas nas primeiras teorizações do teatro da Grécia Clássica, mas também nos estágios iniciais do drama clássico, uma vez que ambas as abordagens observam, analisam e operam com a posição artística da luz no contexto do espetáculo teatral.

A tese compreende a práxis cênica como uma obra compósita, cuja efetivação geralmente congrega o trabalho de muitos artistas, i. e., mesmo quando nela se observa a acentuação de um ou outro aspecto, sua natureza se afirma na interação dinâmica entre os diversos aspectos e agentes. Tais elementos interagem em movimentos irregulares, transversalmente articulados, entrelaçando-se ao longo do processo de criação.

As investigações que constituíram a tese incorporam os conceitos de imagem cênica e de visualidade, aplicando a análise bibliográfico-documental como estratégia para identificar elementos instigantes para a discussão desses conceitos. A abordagem refere-se a um conjunto de documentos, desde o teatro grego clássico até a contemporaneidade, e descarta o ordenamento cronológico, pois leva em conta as específicas relações entre os textos e a problematização que guia a tese.

Procurando analisar a amplitude das interações entre a luz e a cena, o presente trabalho é sustentado por duas convicções: em primeiro lugar, as contribuições da luz estão presentes em momentos muito anteriores à “montagem da luz” de um espetáculo; depois, do ponto de vista histórico, é preciso constatar a presença da luz no teatro, em momentos muito anteriores ao Renascimento italiano, no século XVI, quando apareceram os primeiros teatros cobertos que necessitavam da luz artificial para a realização de espetáculos.

Com a leitura de textos e documentos do âmbito particular do tema, a tese indica futuras intervenções, tanto na abordagem teórica da cena em si, quanto no seu planejamento visual.

Texto integral (629 pgs) em PDF

Ficha Catalográfica
Escola de Teatro – UFBA
Tudella, Eduardo Augusto da Silva.
Práxis cênica como articulação de visualidade: a luz na gênese do espetáculo
Eduardo Augusto da Silva Tudellla.
2013
629f. il
Orientador: Prof. Dr. Ewald Hackler
Tese (doutorado)
Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, 2013.
1. Iluminação de cena. 2. Luz. 3. Visualização. 4. Imagem. I. Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. II. Título.
CDD 792.025

Serviço:
Lighting Designer Valmir Perez
Laboratório de Iluminação Unicamp
(19) 3521-1478
www.iar.unicamp.br/lab/luz
http://valmirperez.blogspot.com/