Brasilidade e memória afetiva são as inspirações para a colab que foi apresentada em primeira mão na Revestir 2023

Coleção Maracangalha da Portinari e Nildo José

Do olhar sensível do arquiteto Nildo José nasce a mais nova colab da Portinari: a Coleção Maracangalha.

O lançamento, foi apresentado na 21ª Expo Revestir – faz parte do novo portfólio da marca que, em 2023, apresenta 12 novas coleções que expressam a arte de viver a vida em cada ambiente, fazendo aflorar nas pessoas os sentimentos de encantamento, calma, felicidade e nostalgia.

Todos esses elementos se unem na Coleção Maracangalha, que traz peças que transbordam brasilidade e identidade do povo brasileiro, seja por meio da música, principalmente o samba, da arquitetura ancestral – com suas casinhas coloridas, azulejos coloniais e calçamentos de pedra – sem esquecer, é claro, da afetividade, ativada pelo toque, pelos cheiros, sabores e lembranças da infância.

Todas as peças da coleção são compostas por elementos que um dia foram o contexto de uma vivência e hoje se tornam centrais na inspiração de um design quente, que desperta emoção.

Conhecido em seu trabalho pelo mix afinado entre a linguagem internacional e as referências regionais que fazem parte de sua identidade, pela originalidade e pelo frescor de suas criações, Nildo José é um dos nomes de maior expressão no design de interiores contemporâneo brasileiro.

“A nossa parceria começou na CASACOR e foi muito bem-sucedida. Tanto nós, do NJ+ quanto a Portinari temos uma busca por falar sobre design com alma. Essa busca convergiu e se transformou na Coleção Maracangalha, que expressa a nossa ânsia de investigar o Brasil, nossa cultura, a pluralidade do nosso povo e nossa individualidade”, comenta Nildo José.

Processo criativo e inspiração

A partir daí, começaram as bases da colab, que se destaca pelo movimento do samba. A execução surgiu de um processo totalmente experimental entre a marca e o arquiteto. O resultado foi alcançado com a equipe NJ+, que uniu arte à tecnologia Portinari para um revestimento cheio de ritmo e fluidez.

Os calçamentos das cidades interioranas, em que o visual da pedra vai sendo alterado pela terra do campo que se deposita nas superfícies, foi a inspiração para o revestimento base, que traz uma única cor, sem desenho, mas com uma textura igualmente rica.

Existem duas opções de acabamento: um antiderrapante, para áreas externas, e outro escovado, mais suave, para ambientes internos.

Outra característica essencial está na paleta de cores calorosa. As quatro tonalidades escolhidas para o modelo Maracangalha Decor têm aspecto quente, mesmo quando se trata do azul, e carregam a alegria e as nuances presentes nas casinhas do interior da Bahia.

Os revestimentos recebem uma estampa de visual arenoso e, salpicados pela superfície, pequenos elementos amorfos inspirados no movimento do samba, que criam um ritmo visual na parede após a instalação das peças.

Um último elemento profundamente ligado a história e cultura da região, a cana-de-açúcar surge reinterpretada no Maracangalha Mosaico, um ripado telado que traz em si o conceito de ritmo, aqui marcado pela repetição das formas finas e alongadas. Sua concepção permite revestir com perfeição de superfícies retas ou curvas em ambientes internos, ou externos.

“A criação da Coleção Maracangalha foi uma linda jornada que me fez viajar pelas memórias. Fui levado à casa da minha avó, principalmente à cozinha, cheia de azulejos pequenos em 10×10.

Ao recôncavo baiano que foi uma grande inspiração, assim como o movimento negro e o samba de Dorival Caymmi, que dá nome à coleção. Falamos da Maracangalha pela região, pela história e pela música mitológica, que fez com que pudéssemos apresentar peças que traduzem o movimento da dança e da mais completa da alegria”, finaliza.

Contato:
Cerâmica Portinari
(48) 3431-6170 / 0800 011 7073
https://www.ceramicaportinari.com.br