Dia 20 de março fez mais de 30 anos que Lina Bo Bardi deixou um legado de projetos de arquitetura e obras de design é que pesquisado e analisado até hoje

Lina de Sergio Campos na FAUUSP

A FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) realiza o seminário “Lina Bo Bardi: Razões para Continuar”, nos dias 20, 21 e 22 de março.

O galerista e curador da Artemobilia, Sergio Campos, autor de recém-lançado livro “Lina Bo Bardi, O Mobiliário dos Tempos Pioneiros 1947-1958”, primeiro volume com 356 páginas, é um dos palestrantes no último dia do evento, quarta-feira, 22 de março, às 17h, para falar, ao lado da arquiteta Marina Grinover e do conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, Renato Anelli.

O projeto literário de Sergio Campos é fruto de uma pesquisa que teve seu início em 2013, durante os preparativos para a exposição homônima no Instituto Bardi/Casa de Vidro, que integrou as comemorações do centenário de nascimento de Lina em 2014, com curadoria do autor.

Lina Bo Bardi Designer | O Mobiliário Dos Tempos Pioneiros 1947-1958 | Vol 1

O livro vem preencher uma importante lacuna na obra da multifacetada arquiteta, e procura mostrar, por farta documentação escrita e fotográfica, a riqueza e o pioneirismo conceitual da produção de design de mobiliário de Lina Bo Bardi.

Desde sua primeira criação, a cadeira do MASP 7 de Abril, influenciou decididamente a primeira geração de designers modernos, como Sergio Rodrigues, que a admirava, e que certa vez me disse em depoimento: pode escrever aí xará, a Lina foi “a primeira estrangeira que vestiu a alma com a camisa brasileira”.

O livro também aborda a editoria de Lina na revista Habitat, referência fundamental entre as publicações ligadas à cultura e arquitetura no século XX no Brasil, espaço em que assume o compromisso com temas que a acompanharão em toda sua trajetória profissional, em seu país de escolha.

O ineditismo é uma das marcas registradas da obra literária que oferece generosa documentação nunca publicada, boa parte proveniente dos arquivos do Instituto Bardi/Casa de Vidro, do qual o livro conta com o apoio institucional.

O segundo volume do livro, a ser lançado em 2023, tratará do mobiliário que Lina Bo Bardi criou para sua Casa de Vidro, em 1951, a internacionalmente famosa Bowl Chair, também chamada por Lina como “Tijela”, bem como os móveis que desenvolveu no período em que viveu na Bahia e aqueles especialmente desenhados para o Sesc Pompeia.

Sergio Campos nasceu em 1961. É formado em Sociologia e Ciências Políticas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Colecionador de brinquedos antigos brasileiros, objetos e literatura ligada à nossa modernidade, desde que abriu a Artemobilia Galeria em 2007, organizou diversas exposições sobre o tema do design moderno brasileiro.

Escritor, seu mais recente livro é: Giuseppe Scapinelli, o designer da emoção. Ambientalista e fotógrafo, é membro fundador e diretor cultural da AMDMB (Associação de Mobiliário e Design Moderno Brasileiro).

Ficha
Título: Lina Bo Bardi Designer | O Mobiliário dos Tempos Pioneiros 1947-1958 | Volume 1
Autor: Sergio Campos
ISBN: 978-65-999100-0-5
Editora: Artemobilia Publicações
Ano da Edição: 2022
Idiomas: português e inglês
Número de páginas: 356
País de origem: Brasil
Preço; R$350,00
Acabamento: brochura
Medidas: 30 (A) X 30 (L) X 3,1 (P) cm
Origem: Brasil
Edição: 1

Contato:
Artemobilia
(11) 3791-9929
https://www.artemobilia.com.br/