Luminária Costureira, concebida pelo designer mineiro, foi considerada o melhor produto da edição e recebe o superprêmio Salão Design 2018

A noite da quarta-feira, 14/04, foi de emoção para os vencedores do Prêmio Salão Design 2018, com a realização da cerimônia onde foi revelada a colocação dos premiados e os produtos eleitos como “superprêmios” da edição: os estúdios André Ferri, de Belo Horizonte; Enbruto, de Cordoba; e Studio Zanini, do Rio de Janeiro. Além deles, foram entregues os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria/Varejo.

Essa edição, que marca os 30 anos de realização do Prêmio Salão Design pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, apresentou uma pluralidade nas tipologias de produtos, com peças para usos múltiplos e aplicações diversas dentro do ambiente. Os premiados foram projetos de mobiliário e complementos do Brasil, Argentina e Uruguai – de tradicionais poltronas até talheres e varandas portáteis. A comissão julgadora dessa edição foi composta pelos designers Brunno Jahara, Bruno Faucz, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e o alemão Salvatore Figliuzzi.

A história do design de móveis no Brasil e na América Latina não pode ser contada sem um capítulo dedicado ao Prêmio Salão Design. Criado em 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves como uma atração paralela da feira Movelsul Brasil, o prêmio nasceu para impulsionar a indústria moveleira a investir no design como ferramenta de diferenciação por inovação. Essa semente plantada no polo moveleiro de Bento Gonçalves ganhou o país e, depois, os vizinhos latino-americanos e as fronteiras do mundo. Até hoje, já foram 14.213 projetos inscritos.

No seu pronunciamento durante a cerimônia, o diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, exaltou a trajetória dessas três décadas e a importância da iniciativa no fortalecimento do design latino-americano: “Nós somos o Prêmio Salão Design, somos forma, função, processos, emoção. Somos o próprio design e as 15 mil histórias dos 15 mil projetos que escreveram essa história. Nesses 30 anos, tanta coisa mudou, mas nunca o nosso propósito de ecoar novos talentos, de aproximar o designer da indústria e de premiar boas ideias”, salienta.

Após a mostra na Movelsul Brasil 2018, o Prêmio Salão Design terá mais uma exposição, em agosto, durante o DW! São Paulo Design Weekend, na feira High Design – Home & Office Expo. O patrocínio ao prêmio é de Berneck e Interprint.

Serviço:
André Ferri
(31) 986-871-556
https://www.andreferri.com