Entre(tempos): casa zalszupin, publicação da ETEL e Almeida & DaleETEL e Almeida & Dale, homenageia o primeiro ciclo de exposições da Casa Museu dedicada ao legado de Jorge Zalszupin

Entre tempos do legado de Jorge Zalszupin

A galeria de design ETEL e a galeria de arte Almeida & Dale lançam o livro-tributo “entre(tempos): casa zalszupin”, com coautoria da CEO da ETEL Lissa Carmona e do fotógrafo Ruy Teixeira, com apoio do Shopping Iguatemi.

A publicação, em edição limitada, é uma homenagem ao primeiro ciclo de vida da Casa Museu, dedicada à memória e ao legado do arquiteto e designer Jorge Zalszupin.

O livro pode ser encontrado em pré-venda por R$250,00 na loja da ETEL (Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1834) e nas principais livrarias do país a partir do primeiro semestre de 2023.

A Casa Museu ocupa hoje a residência projetada por Jorge Zalszupin, onde viveu e trabalhou por mais de 60 anos.

Para preservar o legado do arquiteto e designer após o seu falecimento, em 2020, a galeria de design ETEL e a galeria de arte Almeida e Dale transformaram a residência em Casa Museu, um espaço cultural aberto ao público que promove exposições que dialogam design e arte com a arquitetura da casa.

O fotógrafo Ruy Teixeira perpetuou cada detalhe da casa e suas ocupações em imagens desde a primeira exposição, chamada “Entre(tempos): Um tributo a Jorge Zalszupin”, inaugurada em junho de 2021 e que inspirou o nome do livro.

“A realização deste livro, bem como a concretização dessa utopia de transformar a Residência de Jorge Zalszupin em palco expositivo Casa Museu Zalszupin foi um processo mágico e construído gradualmente, capítulo a capítulo, entre tempos… A cada exposição, a cada ensaio, a cada imagem estupenda, Ruy e eu nos olhávamos com cumplicidade e a certeza de que esta história merecia ser perpetuada. O mesmo palco, a mesma residência, o mesmo mestre fotógrafo, com ocupações tão diversas, interpretações únicas de curadores especiais que criaram diálogos potentes entre a arquitetura da Casa, e obras icônicas de Design e Arte.” conta Lissa Carmona.

O livro está disponível para a venda na ETEL e nas principais livrarias do país a partir do primeiro semestre de 2023.

Jorge Zalszupin

Nascido na Polônia em 1922, Zalszupin se mudou para o Brasil depois de se formar em arquitetura em 1945. Para convencer seus novos clientes sobre suas ideias ousadas, Zalszupin decidiu construir sua própria casa e, posteriormente, projetou os móveis da casa para que falassem a mesma linguagem estilística da arquitetura.

Seus projetos graciosos apresentam geometria engenhosa, semelhante ao origami, racionais e sensuais, com uma certa sensação atemporal. Após uma incursão de sucesso produzindo e comercializando sua própria linha nas décadas de 1960 e 1970, seu trabalho retrocedeu para o fundo até que a ETEL resgatou seus projetos e iniciou uma coleção reeditando algumas de suas peças em colaboração e com a supervisão de Zalszupin e sua família.

Contatos:
ETEL
(11) 3064-1266
https://etel.design

Almeida & Dale
(11) 3882-7120
https://almeidaedale.com.br/pt/