Residência assinada pelo Reinach Mendonça Arquitetos foca em integração entres espaços internos e externos

Luz natural e concreto aparente

O escritório Reinach Mendonça Arquitetos é responsável por mais um projeto residencial no condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista (SP).

A Residência Braúnas, desenvolvida em um único pavimento de 885 m², proporciona sensação de unidade entre os espaços internos e externos.

Desde sua fachada, a casa sugere descrição elegante, com toque acolhedor e agradável dado pelo concreto aparente e pela presença de plantas no jardim frontal.

Mesmo seguindo o plano único, a estrutura não perde o efeito visual de sobreposição que a profundidade da garagem e a guarnição alongada da porta proporcionam.

Projetada de maneira a tirar o melhor proveito da iluminação natural, as áreas sociais foram abrigadas em uma caixa transparente com grandes portas de vidro, que se abrem para a frente e para os fundos.

Luz natural e concreto aparente

Essa disposição cria uma atmosfera interna que reduz as distâncias e deixa o conjunto aconchegante.

A proposta arquitetônica focou em transformar as circulações em galerias de vidro voltadas para o pátio, que, visualizado de todos os ambientes, funciona como espaço principal de articulação.

Compõem este espaço externo um amplo jardim e um espelho d’água. Para proteger toda a área social do sol poente, um brise metálico foi posicionado em forma de aba a partir da cobertura.

 

Ficha
Obra: Residência Braúnas
Local: Bragança Paulista, SP (Quinta da Baroneza)
Data do projeto: 09/2019
Data da conclusão da obra: 07/2021
Área do terreno: 3013,50m²
Área construída: 885m²
Arquitetura: Reinach Mendonça Arquitetos
Autores: Henrique Reinach e Maurício Mendonça
Arquiteto coordenador: Tadeu Ferreira
Colaboradores: Tadeu Ferreira, Claudia Bigoto, Daniela Sopas, Felipe Barba, Fernanda Vilaça, Gabriel Mendonça, Gabriel Penna, Giovanna Federico, Guilherme Sampaio, Luana Lopes, Nathalia Grippa, Rodrigo Nakajima, Rodrigo Oliveira, Tony Chen.
Paisagismo: Jardim Paulistano Paisagismo
Estrutura e Sondagem: PROJEN
Elétrica e Hidráulica: Zamaro
Construção: EPSON
Fotografia André Scarpa

Contato:
Reinach Mendonça Arquitetos Associados
https://arqbrasil.com.br/12303/reinach-mendonca-arquitetos-associados/
http://www.rmaa.com.br/