Palacete de 1911, patrimônio histórico e cultural na Bela Vista, em São Paulo, abriga exposição Arquitetura, Inovação e Afeto – 15 anos de Estudio Guto Requena

15 anos do Estudio Guto Requena

Para celebrar os 15 anos de existência, o Estudio Guto Requena, um dos mais inovadores escritórios de arquitetura do país, abre pela primeira vez seu habitat criativo, um palacete de 1911, tombado pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Localizado na Bela Vista, foi restaurado, preservado e exibe com elegância suas memórias, seus afrescos e revestimentos originais, além de seu amplo jardim com árvores centenárias.

De 7 a 11 de dezembro, por meio de visitas livres ou guiadas, o público terá a oportunidade única de conhecer pela primeira vez esta relíquia, que abrigará neste período, a exposição “Arquitetura, Inovação e Afeto: 15 anos do Estúdio Guto Requena”.

A exposição relembra a trajetória do arquiteto e seus projetos mais significativos, que vão ocupar os diversos cômodos do casarão, somando mais de 600 m², a partir de temáticas de projeto, abrangendo uma produção ampla e diversificada – Arquitetura, Design de Produto, Instalações imersivas e interativas.

Destaques da exposição:

A nova linha de mobiliários impressos em 3D em material biodegradável. As peças são resultado de uma pesquisa extensa sobre o papel do designer como pensador de novas soluções para um futuro possível através do uso de tecnologias e materialidades com impacto mínimo no ambiente e melhor otimização de produção.

A instalação imersiva Estímulos Emocionais, obra audiovisual que convida visitantes a vestirem diferentes sensores de biofeedback (como um sensor de atividade cerebral e um de batimentos cardíacos) para se conectarem consigo e com outros e refletirem sobre a qualidade das nossas trocas e afetos com as pessoas e a cidade que habitamos e, através de alta tecnologia de visualização de dados, sentir como as emoções impactam nosso cérebro.

A Casa Pica-Pau, com método construtivo sustentável em madeira engenheirada (CLT), uma das apostas do escritório para o próximo ano

Os icônicos vasos Era Uma Vez estreiam em 2 novas cores de edição limitada, vendidas exclusivamente durante o evento. A coleção é composta por quatro peças de tamanhos diferentes, criadas a partir do registro de fábulas que a avó de Guto contava na sua infância, captadas com um gravador em 2011 e utilizadas como base para a modelagem computacional dos vasos.

A programação também conta com brunchs, talks e uma festa de comemoração com atrações especiais na área externa. A recepção é garantida pela Chandon, marca parceira do Estudio Guto Requena que irá apresentar, durante o evento, o Chandon Excellence.

O Estudio Guto Requena

“Somos um estúdio de arquitetura apaixonado por inovação e tecnologia, dedicado a criar um mundo com mais afeto”.

Conhecido por unir tecnologia, interatividade, sustentabilidade e afeto em seus projetos, Guto Requena, arquiteto e fundador do estúdio, já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o IF Award Gold, The Architecture Master Prize, CODA Awards, Archdaily Building of the year, BID Bienal Iberoamericana de Design, Brasil Design Award e o Prix Versailles da Unesco.

É professor no curso de Mestrado da Université Sorbonne em Paris e desde 2013 vem ministrando palestras e workshops pelo mundo, como na Thammasat University em Bangcoc, no Massachusetts Institute of technology (MIT) e Harvard University, ambas em Boston, na KEA Copenhagen School of Design and Technology, e na Humboldt-Universitat em Berlim. O estúdio cria projetos para empresas como Google, Facebook, XP, Mercedes Benz, AB Inbev, Chandon, LG, PicPay, Vale, SESC, Heineken, Coca Cola, Nestlé, Samsung, Nina Ricci, Roche, Dasa e Nike.

Além das produções mais conhecidas, como o Pavilhão Dançante, a Cadeira Nóize e a fachada do WZ Hotel em São Paulo, a exposição que celebra os 15 anos do estúdio, marca também, a consolidação do escritório dentro do mercado de arquitetura, com a exibição de projetos recentes, o Apartamento Varanda, projeto com uso de alta tecnologia digital e o Edifício Terra, projeto conceito para um edifício generativo em São Paulo.

Apoio: Chandon, Dolce Gusto Neo, Deca, +55 Design, Lock Engenharia, Urbem, GTM Cenografia, MillerKnoll, Le Creuset

Para visitar é necessário se inscrever por meio do site https://www.sympla.com.br/produtor/estudiogutorequena

 

Contato:
Guto Requena Estúdio
https://arqbrasil.com.br/12282/guto-requena-estudio/
https://gutorequena.com/