O arquiteto Luiz Mori Neto menciona ideias para cores, layout dos interiores, fachadas e terraço compartilhado

Luiz Mori aponta tendências para edifícios residenciais

Grande espaço único, Edifício Seventy Upper Mansion em construção em Curitiba, com projeto do escritório Luiz Mori Neto Arquitetura

A arquitetura, assim como outros setores da economia, representa as necessidades da sociedade. E agora, a poucas semanas da chegada de 2023, algumas tendências na arquitetura marcam as novas necessidades dos futuros moradores.

Na opinião do arquiteto Luiz Mori Neto, em projeto para Construtora Andrade Ribeiro, a versatilidade do uso dos espaços e as possibilidades de um empreendimento facilitam as novidades da área.

“Cada projeto tem suas características e dificuldades que devem ser transpostas com ousadia. O construtor que está sempre aberto a novas ideias com tendências modernas e despojadas para os ambientes só tem a ganhar”, finaliza.

O arquiteto elenca quatro tendências da arquitetura em edifícios residenciais para o ano de 2023.

Layouts: decoração entre os ambientes

O layout dos interiores dos apartamentos tem sido pensado como grandes espaços únicos. Isso significa uma continuidade entre os cômodos, que podem, ainda assim, ter ambientações diferentes e itens de decoração, como biombos, plantas e elementos de madeira.

“Isso torna os espaços amplos mais aconchegantes e sem perder a visão e a união do todo. Aconchego é uma característica que sempre foi requisitada por quem visita um apartamento para comprar e identificamos que isso aumentou nos últimos anos”, afirma.

Cores claras, para ter leveza

Os clientes têm demandado por leveza na tonalidade das cores dos apartamentos e dos edifícios na totalidade. De acordo com Mori Neto, os moradores querem cores mais claras, pois essas tonalidades nunca deixam a percepção dos ambientes cansativa.

“A escolha da cor vai desde os pisos e paredes até móveis e objetos. São as cores que comandam toda a escolha de um projeto de interiores. Tonalidades off white, beges e cinzas mais claros são as queridinhas do momento. Mas isso pode ser complementado por um quadro de cor marcante, uma parede ou mesmo um painel de madeira e um tapete, por exemplo”, diz.

Fachadas com elementos de destaque

As fachadas são a cara do edifício, aquilo que, muitas vezes, chama a atenção dos futuros moradores no primeiro momento. Por isso, a tendência na arquitetura neste caso é buscar elementos que proporcionem uma aparência diferenciada aos empreendimentos.

Segundo o arquiteto, grandes lajes, vidros e até vegetação abundante podem ser explorados. “Itens decorativos que criem movimentos e conjuntos de volumes bem definidos como uso de pedra, concreto e madeira (ou algo que imite madeira) podem fazer a diferença. Até mesmo toques de iluminação estão em alta”, acrescenta.

Terraço compartilhado

Os locais de uso coletivo dos edifícios precisam atender às demandas de cada morador. Por isso, segundo Mori Neto, quanto mais diversidade e inovação essas áreas possuírem, melhor serão aproveitadas. É o caso do terraço compartilhado, conhecido como rooftop, uma tendência estadunidense e que também ganha espaço no Brasil.

“O rooftop proporciona uma vista privilegiada ao morador do edifício. Um espaço, que em muitos empreendimentos é reservado a um morador, neste caso possibilita momentos de lazer para todos no condomínio”, afirma o arquiteto.

Um exemplo pode ser visto no edifício Seventy Upper Mansion, empreendimento em construção em Curitiba. A obra, que pertence à Construtora Andrade Ribeiro, possui no último andar as piscinas infantil e adulta, um salão gourmet e uma grande terraço cercado por uma fachada de vidro.

O edifício possui, entre outras características, espaços amplos e conectados. Com 340 metros quadrados, conta com 3 a 4 suítes e um apartamento por andar, e a construtora aposta em um estilo de mansão suspensa.

Além disso, o edifício da capital do Paraná, previsto para ser entregue aos moradores em dezembro de 2022, conta com ambientes internos pensados para valorizar o convívio familiar.

Contato:
Luiz Mori Neto Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/24344/luiz-mori-neto-arquitetura/
https://luizmoriarquitetura.com.br/