Em parceria com a Associação Mobiliário e Design Moderno Brasileiro – AMDMB, a GALERIA TEO convida para a visita guiada à Exposição Centenário Jorge Zalszupin e para a palestra “Zalszupin 100 anos”, a serem realizadas no dia 23 de agosto, às 15h, na Rua João Moura 1298

Centenário Jorge Zalszupin na Galeria Teo

O evento cultural tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o legado do mestre modernista e a valorização do Design Moderno Brasileiro. A palestra “Zalszupin 100 anos” conta com as participações de Jayme Vargas, Sergio Campos e Teo Vilela Gomes, galerista e curador da exposição.

Com diversas publicações sobre Mobiliário Moderno Brasileiro, Jayme Vargas é historiador, pesquisador, colecionador e preside a AMDMB.

Formado em Sociologia pela USP, Sergio Campos é escritor, curador, colecionador e galerista, proprietário da Artemobilia. Com livros publicados sobre o design moderno brasileiro, atua como diretor-cultural da AMDMB.

A GALERIA TEO é membro associado da Associação Mobiliário e Design Moderno Brasileiro.

Com expografia realizada por Teo Vilela Gomes e pelo arquiteto e designer gráfico Claudio Novaes, a mostra reúne 70 valiosos móveis e objetos, originais e certificados, parte acervo da própria galeria e outra parte gentilmente cedida por colecionadores para a exposição.

As peças que estão em exibição, por si só, revelam as ideias e o processo criativo de Jorge Zalszupin. Foram selecionados móveis em jacarandá maciço da Bahia e outros em jacarandá curvado, feito de compensado laminado, técnica que Zalszupin aprimorou em suas criações. Nos detalhes, notam-se acabamentos em metal cromado e latão.

Vale ressaltar a elegante execução da tapeçaria de todas as peças, muitas delas são finalizadas com botões em jacarandá, costuras e pespontos. Além do mobiliário, a mostra exibe a linha Putskit, com objetos confeccionados em poliestireno nos anos 70.

Com término previsto para o dia 03 de setembro, a Exposição Centenário Jorge Zalszupin é a primeira ação da recém-inaugurada GALERIA TEO.

Em comemoração aos 15 anos da marca TEO, a iniciativa exalta o patrimônio cultural do mobiliário moderno brasileiro, em novo espaço dedicado exclusivamente às preciosidades assinadas pelos maiores nomes do design do Modernismo, das décadas de 30, 40, 50, 60 e 70.

Jorge Zalszupin – (Varsóvia, 1º. de junho de 1922 — São Paulo, 17 de agosto de 2020)
– Um dos maiores ícones do modernismo brasileiro, Zalszupin chegou ao Rio de Janeiro na década de 1950, fugindo do nazismo. Viveu na França, formou-se arquiteto na Romênia e desembarcou em definitivo no Brasil por conta de sua paixão pela arquitetura e pelo design local.

Os anos 50 marcavam a consolidação do moderno no Brasil, e foi nesse período que o artista inovou com algo extraordinário para a época: a união da qualidade e da sofisticação com uma fabricação seriada de móveis para residências e escritórios.

Nascia a L’Atelier, empresa que marcou a transição de uma criação artesanal e sob encomenda de Zalszupin para uma produção industrial.

Além da sofisticação, o arquiteto tinha enorme atenção aos detalhes e soube ousar com a aplicação de diversos materiais e técnicas em um mesmo item: do jacarandá ao plástico, do metal à fibra de vidro, da costura ao cromado. Tudo poderia ser misturado.

Com uma produção extremamente longeva, Zalszupin faleceu aos 98 anos, na cidade de São Paulo.

Contato:
Galeria Teo
(11) 3063-1939 / (11) 3061-3722
https://casateo.com.br/