Livro com reflexões estéticas e projetos ricos em detalhes, é um manual teórico-prático sobre arte, harmonia e construção de prédios

16 passos para criar prédios espetaculares

A arquitetura acontece no encontro da estética com a construção; no tênue equilíbrio entre arte e engenharia. Em cada decisão arquitetônica, habita o recorte de um período, a sensação de pertencimento e o constante convite para ir além do que já existe.

Como usar a arquitetura para promover experiências estéticas espantosas e memoráveis dentro do ambiente urbano? O livro “Como criar prédios espetaculares em 16 lições” faz mergulho profundo nesta provocação, e os autores Frederico Carstens e Antonio Gonçalves Junior convidam o público a prestigiar seu lançamento.

O lançamento vai acontecer em dois eventos distintos, nas cidades de Curitiba e São Paulo, ao longo do mês de agosto. Na capital paranaense, o livro será lançado na Livraria Da Vila, dentro do Shopping Pátio Batel, no dia 19/08 às 18h30.

Na capital paulista, o evento ocorrerá na Livraria Martins Fontes (Paulista), no dia 26/08 às 18h30. Nas duas datas, haverá sessão de autógrafos e bate-papo com os autores sobre arquitetura, urbanismo e o processo produtivo da obra. Os dois eventos serão gratuitos e abertos ao público.

O novo livro compila valiosas lições aprendidas pelos autores ao longo de 40 anos de trabalho na Realiza Arquitetura. Fascinados pela interação entre o espaço e o humano, Frederico e Antonio se dedicam há décadas ao desenvolvimento de construções vivas, onde natural e sintético se entrelaçam com harmonia.

“O livro é ilustrado com projetos, alguns ainda inéditos, oferecidos com riqueza de detalhes técnicos, plantas, cortes e elevações, que servem como exemplo prático de projetos executados e projetos em desenvolvimento” comenta Frederico Carstens, autor de mais de 10 milhões de m² de projetos de arquitetura e urbanismo.

Beleza, sustentabilidade e inovação são os pilares que sustentam os projetos apresentados neste guia. O leitor encontrará, inclusive, detalhamentos sobre a concepção e execução do Eurobusiness – edifício comercial localizado em Curitiba (PR) que recebeu a primeira certificação internacional LEED Zero Water do mundo.

Através de uma wetland (zona de raízes situada no telhado da estrutura), o prédio trata toda a água residual de seus 14 andares e a reutiliza nos vasos sanitários, diminuindo em 82% o consumo de água potável.

16 passos para criar prédios espetaculares
Experiência estética e criatividade – Mais do que construir, a arquitetura se propõe a provocar e emocionar. Ao interagir com as pessoas e dar forma ao ambiente urbano, a arquitetura se estende ao campo das experiências estéticas.

“A experiência estética da arquitetura é a maior que uma pessoa pode ter. A arquitetura define civilizações, marca e representa a forma como as pessoas pensavam e agiam naquela época”, salienta o arquiteto Frederico Carstens.

Na mescla entre teoria acadêmica e experiências práticas da profissão, o livro mostra como o conhecimento da história é fundamental ao desempenho da arquitetura e do urbanismo.

Na condução das 16 lições, os autores sugerem três grandes etapas ao leitor: desenvolver um mindset, elaborar estratégias e cultivar atitudes. A criatividade aparece como fio que conecta todas as partes do processo.

“Achar soluções diferentes que gerem resultados esperados é a essência da arquitetura. Estamos falando de um empreendimento muito caro, com muita energia, esforço e recursos empregados. Em cada nova casa, hospital ou escritório, o arquiteto tem a obrigação de fazer o melhor que já foi feito até aquele momento”, comenta Prof. Carstens.

Em “Como criar prédios espetaculares em 16 lições”, o leitor entenderá como elaborar projetos mais econômicos, mais valorizados, que vendem mais rápido e dão mais conforto, saúde, prazer e bem-estar aos seus usuários.

Leitura relevante aos arquitetos e estudantes da área, aos demais agentes do construbusiness e a todos que não são do mercado da construção civil mas se interessam por arte, arquitetura, estética e inovação.

“Diria que as 16 lições, se contemporizadas para cada realidade específica, podem ser imaginadas para qualquer atividade ou situação de um profissional no desenvolvimento da sua prática”, conclui Frederico Carstens.

Ficha:
Como criar prédios espetaculares em 16 lições
Autores: Frederico Carstens e Antonio Gonçalves Junior
Número de páginas: 404
ISBN: 9786555171624
Formato: brochura
Dimensões: 205 x 275 mm
Preço: R$280,00
Comprar

Editora Intersaberes
(41) 2106-4170
https://www.intersaberes.com/

Serviço:
Curitiba
Data: 19 de agosto de 2022
Horário: 18h30
Local: Livraria da Vila — Shopping Pátio Batel
Av. do Batel, 1868 – Loja 314 – Batel, Curitiba – PR, 80420-090
Evento gratuito e aberto ao público

São Paulo
Data: 26 de agosto de 2022
Horário: 18h30
Local: Livraria Martins Fontes PAULISTA
Av. Paulista, 509. São Paulo – SP – CEP 01311-910
Evento gratuito e aberto ao público

Contato:
Realiza Arquitetura
(41) 3242-0052
https://realiza.com

 

#Realiza